Presidente do TCM-GO assume presidência nacional da Abracom

Joaquim de Castro frisa que o Tribunal de Contas dos Municípios reivindica a antiga sede da Assembleia Legislativa

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM), Joaquim de Castro, assume a presidência da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios na terça-feira, 22, às16 horas. A posse ocorrerá na sede da Abracom, em Brasília. Castro também é presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil (CNPTC).

A ascensão de Castro tem a ver, sugerem conselheiros e servidores, com a eficiência e criatividade de sua gestão no comando do TCM-Goiás. O tribunal goiano fiscaliza a administração pública e orienta os gestores municipais, postulam, de “maneira exemplar”. A ação do tribunal goiano é reconhecida em termos nacionais. Comenta-se que, quando se fiscaliza e orienta bem, até as irregularidade diminuem.

Joaquim de Castro: presidente do TCM-Goiás | Foto: Divulgação do TCM-Goiás

As bandeiras de Castro na Abracom são: “Articular e empreender esforços pela integração, cada vez maior, dos Tribunais de Contas e de suas entidades representativas, com o objetivo de buscar, incansavelmente, o aprimoramento do controle externo, que pode e deve contribuir com a melhoria da gestão pública, na prestação de serviços cada vez mais qualificados à sociedade, fiscalizando com eficiência e efetividade, a aplicação dos recursos públicos”.

Sede de Assembleia Legislativa

Castro sugere que a sede antiga da Assembleia Legislativa seja repassada para o TCM. Ele firma que, com orçamento próprio, o tribunal tem “mais condições de investir na preservação da arquitetura da edificação”. O presidente do TCM frisa que ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, “cabe a decisão sobre a destinação do prédio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.