O prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro, do PSDB, parece um tanto desanimado — tanto que faz um segundo mandato anódino. Talvez seja a chamada “síndrome do segundo mandato”.

Seu grupo político, durante seis anos e três meses, não conseguir formatar um postulante à altura de Valmir Pedro — que foi eleito e reeleito. Então, o prefeito seguiu pelo caminho mais fácil e, talvez, seguro: procurou e achou um pré-candidato milionário, capaz de bancar a própria campanha. Trata-se de Ozires Ribeiro da Silva, ex-presidente do Sindicato Rural de Uruaçu. Observe-se que, mesmo sendo aliado do ex-governador Marconi Perillo, o gestor da cidade do Norte goiano planeja apoiar um aliado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil.

Presidente do União Brasil em Uruaçu, Ozires Silva é dono de várias carretas de transporte e tem várias propriedades. Seus críticos dizem que, antes de se apresentar como possível candidato a prefeito, ele praticamente não se relacionava com pessoas da cidade. “Valmir leva Ozires em todos os eventos da prefeitura com o objetivo de torná-lo conhecido, mas, até agora, os resultados são pífios. Ninguém fica popular num passe de mágica. Valmir quer empurrá-la goela abaixo, mas não será fácil. Ele vai precisar de muita força para carregar o candidato-mochila”, diz um líder municipal.

O MDB de Daniel Vilela vai bancar outro milionário, Azarias Machadinho. O empresário e produtor rural já disputou duas eleições, e foi derrotado em ambas, mas é conhecido por todos na cidade, e é bem mais popular do que Ozires Silva. “Acredito que, desta vez, Machadinho vai ser eleito prefeito de Uruaçu”, afirma um jornalista da cidade. (E.F.B.)