A lista de adibistas é grande: Jamil Calife, José Nelto, Leovil Evangelista Júnior, Rodrigo Ramos Margon Vaz e Velomar Rios

Se pudesse disputar um terceiro mandato seguido, é possível que o prefeito de Catalão, Adib Elias, fosse reeleito. Porque sua identificação com os eleitores da cidade é imensa. Todos admitem que se trata de um político “turrão”, às vezes “grosso”, mas poucos, num julgamento independente, dizem que é mau administrador. Ele é exigente e eficiente.

Jamil Calife Sebba e Adib Elias | Foto: Portal Zap Catalão

Como Adib Elias não pode disputar a prefeitura em 2024, seu grupo tem vários postulantes. Aos auxiliares e aliados, o prefeito tem sugerido que é preciso renovar a política de Catalão. Mas renovar com quem?

Secretário da Saúde da Prefeitura de Catalão, tendo mostrado eficiência no combate à pandemia do novo coronavírus, o ex-prefeito Velomar Gonçalves Rios (Podemos) é apontado como um dos grandes nomes da equipe de Adias Elias. Consta que tem vontade de disputar. Mas, com ele, a ideia de “renovação” vai para o espaço.

Gustavo Sebba pode ser a aposta do agronegócio | Foto: Divulgação

Há quem aposte que Jamil Calife, do pP, será o candidato a prefeito. Mas aliados de Adib Elias dizem o contrário: “A cidade precisa de um deputado, então Jamil deve ficar na Assembleia Legislativa”.

O secretário de Governo, Leovil Evangelista Júnior, do PSD, é outra aposta. Ele está indo bem no secretariado. Mas receia-se que não tenha saúde suficiente — às vezes, tem depressão — para enfrentar uma disputa acirrada (eleições em Catalão são verdadeiras guerras).

Outra aposta do grupo de Adib Elias é Rodrigo Ramos Margon Vaz, neto do ex-prefeito Haley Margon Vaz.

Leovil Júnior e Adib Elias| Foto: Reprodução

Renato Ribeiro (Patriota), presidente do Sindicato Rural de Catalão, e o ex-deputado e médico Fernando Netto também são cotados para a disputa.

O ex-prefeito Jardel Sebba disse ao Jornal Opção que os agentes do agronegócio podem apoiar a candidatura do deputado estadual Gustavo Sebba, do PSDB. Porém, de acordo com o pai do parlamentar, ele ainda não decidiu se será candidato. “Gustavo Sebba vem forte para a disputa”, afirma Luciano Tampa. “Acredito que seu adversário será Velomar Rios”, sugere.

O MDB deve bancar a candidatura de Elder Galdino para prefeito. Segundo colocado no pleito passado, com 14356 votos (28,54%) — uma votação expressiva para um marinheiro de primeira viagem —, o produtor rural disse ao Jornal Opção: “Se Deus quiser, vou disputar a Prefeitura de Catalão e, desta vez, serei eleito. Estou alinhando uma frente política mais cedo, para chegar à disputa com uma candidatura mais consolidada. Sinto que os eleitores querem retirar o grupo de Adib Elias do poder, afinal já são 30 anos mandando na cidade”.

Elder Galdino, agropecuarista: candidato a prefeito de Catalão | Foto: Divulgação

Elder Galdino sugere que Adib Elias não vai bancar Velomar Rios para prefeito. “Tenho a impressão de que Adib não está preocupado em fazer o sucessor, tanto que está permitindo que uma grande quantidade de políticos se apresente como pré-candidatos. É bem possível que o prefeito já esteja pensando na disputa eleitoral de 2028. O projeto dele é sempre mais pessoal do que coletivo.”

Candidato a deputado federal em 2022, o economista Júlio Paschoal afirma que as oposições vão lançar um “candidato forte” para a Prefeitura de Catalão. “Acredito que Adib Elias vai bancar Jamil Calife. Nosso nome ainda não está definido. Mas Gustavo Sebba é um dos nomes consistentes das oposições.

José Nelto, deputado federal pelo pP | Foto: Reprodução

O radialista Fernando Garcia, apontado como crítico “ferrenho” da gestão de Adib Elias, também planeja ser candidato. Ele é de Uberlândia.

O deputado federal José Nelto, do pP, disse ao Jornal Opção, recentemente, que pode ser candidato a prefeito de Formosa ou de Catalão. Mas oito das dez fontes consultados para a elaboração desta nota disseram a mesma coisa: Catalão “não” apoiará um candidato de fora, ainda mais que, no momento, o grupo de Adib Elias, que apoiou José Nelto para deputado federal, tem vários nomes. “Aliás, Adib já avisou Zé Nelto que não o apoiará para deputado federal em 2026. Catalão planeja lançar um candidato a deputado federal, e deve ser o próprio prefeito ou então Jamil Calife”, assinala um político local.