Prefeitos vão definir o secretário do Entorno de Brasília do governo de Ronaldo Caiado

01 janeiro 2023 às 00h00

COMPARTILHAR
Célio Silveira, Silvio Rodrigues e Wilde Cambão têm certa rejeição de alguns prefeitos, que querem um técnico da região no cargo
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, fez questão de beneficiar todos os municípios do Entorno de Brasília. Com isso, criou a sensação efetiva de “pertencimento” — pela primeira vez, na história do Estado, a região deixou de ser a “terra do Nem”, ou seja, nem de Goiás e nem de Brasília.

Na eleição de 2022, os prefeitos e os eleitores da região demonstraram todo o respeito e gratidão que têm por Ronaldo Caiado, dando-lhe uma votação extraordinária. Em pelo menos dois municípios, o governador obteve cerca de 72% dos votos válidos. Na maioria, conquistou mais de 60% dos votos.
Portanto, os prefeitos da região estão cacifados junto a Ronaldo Caiado e, por isso, serão decisivos na escolha do titular da Secretaria do Entorno do Distrito Federal.

Há três nomes cotados para chefiar a Secretaria do Entorno do DF: Célio Silveira (MDB), Silvio Rodrigues (União Brasil) e Wilde Cambão (União Brasil).
Há resistências aos três, e não porque os prefeitos os rejeitam como políticos. Na verdade, os prefeitos querem a valorização de uma pessoa que seja mais técnica e que tenha trânsito em todos os municípios da região, sem favorecer um ou outro. Há quem postule que o ideal seria um técnico ou um ex-prefeito de alguma das cidades.
Porém, teme-se que um político como o ex-prefeito de Águas Lindas Hildo do Candango trabalhe mais por seu município ou então que use o cargo para se fortalecer para disputas políticas futuras.