Prefeitos estão engajados na campanha do governador Ronaldo Caiado
17 julho 2022 às 00h02
COMPARTILHAR
Em geral, a influência dos prefeitos e atuação de cabos eleitorais têm maior impacto nas eleições ao Legislativo. Mas há razões para crer que os prefeitos terão forte prestígio na campanha para governador em 2022. Eles têm sido requisitados com frequência.
Os prefeitos têm a sua importância nas campanhas, pois estão fortemente ligados a formação de palanques de apoio. Em uma campanha para o governo do Estado, ter prefeitos e vereadores ao lado é a garantia de que os eleitores daquela cidade estarão mais dispostos e receptivos em relação às propostas do candidato — é sinônimo de palanque amplo. Outro ponto importante é que, ao consolidar a base de apoio em uma determinada região, o reflexo instantâneo é minar as forças do candidato concorrente entre aquele eleitorado, ou seja, reduzir o palanque do oponente.
Na última semana o governador Ronaldo Caiado (UB) se reuniu com cerca de 60 prefeitos. Em reuniões divididas por regiões – na quarta-feira, 13 foram 33 prefeitos da região Central de Goiás. Na sexta-feira, 15, foram 31 da região oeste. Alguns mais comprometidos com a reeleição de Caiado estiveram presente nas duas reuniões. É o caso do prefeito de Trindade, Marden Junior, do prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, e do prefeito de Hidrolândia, José Délio.
Nessas reuniões os prefeitos reafirmam compromisso de apoiar Ronaldo Caiado, argumentando o desejo de continuidade da parceria administrativa. Os gestores alegam que o governador tem empenho em garantir os repasses de verbas para os municípios sempre em dias, sem que isso dependa de alinhamento político, fato que garante estabilidade na gestão das cidades goianas.
Entre os prefeitos apoiadores de Ronaldo Caiado há até apostas informais para medir o engajamento. Eles têm se desafiado: “vamos ver quem consegue o maior percentual de voto para o governador em nossas cidades?” Disse um dos prefeitos presente na última reunião. E o desafio foi aceito.