O prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB) — que se intitulava “o Marconi Perillo do Norte” —, é uma raposa políticas das mais felpudas.

Como não pode disputar a reeleição, Valmir Pedro armou uma jogada de mestre para manter o poder em seu grupo político — o tucano-marconismo.

No lugar de apostar num candidato do PSDB, Valmir Pedro “inventou” um candidato do União Brasil, Ozires Ribeiro Silva. É aquilo que, em política, costumam chamar de Operação Cavalo de Troia. De fato, Ozires, empresário milionário, não tem nada de bobo. Mas o gestor estadual é espertíssimo — aquela esperteza de político que empresário, mesmo se craque nos negócios, não tem.

Azarias Machadinho: pré-candidato pelo MDB | Foto: Facebook

O empresário Azarias Machadinho lidera as pesquisas de intenção de voto. As sérias. As do prefeito Valmir Martins são as únicas em que Ozires aparece em primeiro lugar.

Mas Azarias Machadinho cometeu um erro de cálculo político: trocou o União Brasil do governador Ronaldo Caiado pelo MDB do vice-governador Daniel Vilela. Sendo assim, embora Ozires seja o Cavalo de Troia de Valmir “Malvadeza” Pedro, o União Brasil acabará por apoiá-lo. (E.F.B.)