Morrinhos, que não tem um eleitorado muito grande, raramente consegue eleger um deputado estadual, porque, dadas divergências incontornáveis, o prefeito Rogério Troncoso, do PTB, e o empresário Joaquim Guilherme, do PR, preferem “bater-se”, indiretamente, com o objetivo de não permitir que um aliado seja eleito. Nesta eleição, não será diferente. Há quem diga que Guilherme teria desistido da disputa, mas a empresária Magda Mofatto, do PR, conta com sua candidatura para alavancar a dela a deputada federal.

Rogério Troncoso inicialmente cogitou lançar sua mulher, mas aparentemente teria desistido. Afrêni Gonçalves, do PSDB, vai trabalhar um trabalho no município, com anuência do prefeito e apoio do governador Marconi Perillo. Chiquinho Oliveira, do PHS, também de olho nos votos do município e já conquistou o apoio da vereadora Núbia Aparecida Ferreira. Já conta com o apoio da vereadora.

O vereador Aluzair Rosa, do PP, tido como “eterno candidato”, é cotado para a disputa e teria o apoio do prefeito. Tércio Menezes, do PPS, teria desistido da disputa — por falta de apoio local.