O ex-senador do PSC entra com a estrutura financeira e o ex-deputado federal do PP entra com a popularidade

O ex-senador Wilder Morais diz aos aliados que seu projeto número um é disputar a Prefeitura de Goiânia, com o objetivo de fortalecer tanto seu projeto político quanto o projeto do PSC — que pretende lançar um candidato a senador em 2022, possivelmente o senador Luiz Carlos do  Carmo, hoje filiado ao MDB, mas contrafeito.

Nos bastidores, entre os mais íntimos, Wilder Morais admite que gostaria de ser vice de Iris Rezende, do MDB. Porque avalia, segundo um integrante da equipe do governador Ronaldo Caiado — que tem simpatia pelo ex-auxiliar —, que, se estiver na vice, constituindo uma força política considerável, o prefeito será reeleito no primeiro turno. Na eleição seguinte, em 2022, o empresário tanto poderia disputar mandato na Câmara dos Deputados quanto no Senado. E, na eleição de 2024, poderá ser candidato a prefeito da capital.

Wilder Morais e Sandes Júnior: uma chapa considerada forte para Goiânia | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado e Lucio Bernardo

Na falta de clareza de Iris Rezende, que insinua que vai disputar para em seguida sugerir que pode não ser candidato, por causa da pandemia — aos 86 anos, faz parte do grupo de risco, e portanto tem de evitar contatos diretos com os eleitores —, Wilder Morais continua com a candidatura nas ruas, ou melhor, nas redes sociais.

O ex-secretário da Indústria e Comércio, dono da Construtora Orca e sócio do Shopping Bougainville está conquistando o apoio de candidatos a vereador de vários partidos. Um deles apresenta uma explicação: “Wilder Morais aglutina porque tem um bom papo e, também, muito dinheiro. Claro que o dinheiro é dele e deve gastar como quiser. Mas, de fato, ele tem um bom projeto para Goiânia, ainda é jovem e é um empreendedor nato. Se for eleito, vai revolucionar Goiânia”.

O PP do deputado Rafael Gouveia não tem candidato a prefeito de Goiânia. Em tese, tem dois nomes — o ex-deputado federal Sandes Júnior e Rafael Gouveia. Sandes Júnior é até bem avaliado, mas nunca ganhou uma eleição para prefeito da capital. O mais provável é que o PP indique o vice de Wilder Morais, se este for mesmo, como diz, candidato a prefeito.

A tendência é que Sandes Júnior, por ser popular, seja o vice de Wilder Morais. Não há nada fechado. Mas o quadro pode caminhar para uma chapa entre o ex-senador e o ex-deputado federal. Wilder Morais entra com a estrutura e Sandes Júnior com a popularidade.