PP e MDB “brigam” nos bastidores pela vice de Ronaldo Caiado

O MDB pode bancar Daniel Vilela (ou Gustavo Mendanha) e o Progressistas podem lançar Roberto Naves

Roberto Naves: prefeito de Anápolis: nome forte para 2022 | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Por que quase todo político importante de Goiás quer ser vice do governador Ronaldo Caiado e candidato a senador na sua chapa? Porque as pesquisas mostram que o governo e o governador são bem avaliados, portanto sua possibilidade de reeleição é alta. Os eleitores têm afirmado que o gestor estadual “gosta de gente”, “pensa no coletivo” e “decente”. (Detalhe: se Ronaldo Caiado for reeleito, seu vice tende a assumir o governo, em 2022, e, consequentemente, se tornará candidato natural à reeleição. Todos estão de olho neste detalhe.)

Portanto, ficar ao lado de Ronaldo Caiado reforça qualquer projeto político-eleitoral. Por isso, tanto o PP de Alexandre Baldy, ex-ministro, e Roberto Naves, prefeito de Anápolis, quanto o MDB de Daniel Vilela querem uma vaga na chapa majoritária na chapa de Ronaldo Caiado.

Daniel Vilela: presidente do MDB | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Inicialmente, o nome consolidado do Progressistas era Alexandre Baldy — que postulava uma vaga para disputar mandato de senador. Depois, houve um atrito entre o ex-ministro e Ronaldo Caiado. Deste modo, o partido passou a reivindicar a vaga de vice para Roberto Naves — prefeito da terceira maior cidade de Goiás em termos eleitorais.  O governador aprecia o prefeito e o prefeito aprecia o governador. Os dois são hábeis articuladores políticos e, como gestores, têm urgência em fazer as coisas acontecerem.

Mas o MDB também cobiça a vaga de vice (ou de senador) na chapa de Ronaldo Caiado. O vice pode ser Daniel Vilela ou Gustavo Mendanha (apesar de este sugerir que pode ser candidato ao governo, o que é legítimo). Há também a possibilidade de a vaga na chapa majoritária, a reservada ao MDB, ficar para Iris Rezende (iria a senador), que apoia a reeleição de Ronaldo Caiado.

Nada está definido. Mas, nos bastidores, integrantes do MDB e do MDB estão quase e engalfinhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.