Políticos explicam por que Cida Tomazini tem mais chances do que Hugo do Laticínio

01 novembro 2020 às 01h23

COMPARTILHAR
Em Pires do Rio, há os dois candidatos mais competitivos, porém Cida Tomazini, por ter experiência pública, aparece como favorita

O Jornal Opção perguntou a dois políticos experimentados porque a empresária Cida Tomazini, do Podemos, é a favorita para prefeita de Pires do Rio.
Os dois disseram praticamente a mesma coisa: os eleitores do município querem eleger, desta vez, uma pessoa que tenha experiência política e administrativa. Cida Tomazini integra um clã que administra um império na cidade. Ao mesmo tempo, já foi prefeita e teria sido eficiente.

Em 2016, os eleitores quiseram dar um basta no poderio dos Tomazini e decidiram derrotar Cida Tomazini — elegendo Cleide Aparecida Veloso da Costa, a Cleide do Gulas (Democratas), uma candidata popular. Os políticos consultados frisam que Cleide Gulas é bem intencionada, mas não conseguiu administrar a cidade, deixando a desejar, por isso os eleitores querem trocá-la por alguém que tenha experiência comprovada.
O empresário Hugo do Laticínio (Hugo Sérgio Batista), que aparece em segundo lugar nas pesquisas, é reconhecido como gestor eficiente. Mas não tem experiência com gestão pública, que é muito diferente da gestão privada. Ao mesmo tempo, não tem experiência política. Falta-lhe contato com os políticos do Estado. Seu partido, o Avante, não tem nenhum deputado federal e nenhum deputado estadual.

Cida Tomazini foi prefeita, integra uma família de empresários bem-sucedidos e mantém relacionamento político com parlamentares, como o deputado federal José Nelto. Ela sabe o que fazer — como conquistar recursos por intermédio de emendas e outras maneiras.
Os políticos sugerem que Hugo do Laticínio tem de fazer política em tempo integral, e não apenas no período eleitoral. Mas admitem que o postulante do Avante cresceu bem e se tivesse mais estrutura poderia enfrentar, de maneira mais firme, a força política e financeira dos Tomazini. Ele tem de se colocar, desde já, como alternativa política para 2024.
Mas, como ninguém ganha eleição por antecipação, cabe a Hugo do Laticínio continuar trabalhando muito. Afinal, a maioria dos eleitores define o voto nos 15 dias que antecedem a votação.
Demais candidatos: Amélia Móveis (Maria Amélia de Araújo), do PSD, Dr. Hamilton (Hamilton Roseiro Rodrigues da Cunha), da DC, Rodriguinho da Shopcar (Rodrigo Gonçalves) e Sargento Paulo César (Paulo César Gonçalves de Melo).