Há candidatos a prefeito que, embora fortes, não são eleitos. O motivo é, por vezes, simples: não souberam constituir um grupo forte de aliados para operar a campanha eleitoral.

Numa eleição, é preciso constituir um grupo sólido que represente a diversidade da sociedade. É por causa do grupo que um candidato considerado “mediano” — em termos de popularidade — pode derrotar um candidato considerado “imbatível”.

Não há a menor dúvida de que o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (União Brasil), é um general eleitoral. Em 2016, depois de toda uma vida dedicada à Medicina, decidiu ser candidato a prefeito e foi eleito — derrotando pesos-pesados da política local, como o ex-deputado federal Heuler Cruvinel e o ex-deputado estadual Lissauer Vieira.

Em 2020, Paulo do Vale disputou a reeleição e derrotou o médico Osvaldo Fonseca Júnior, então filiado ao MDB.  

Apontado como gestor eficiente, Paulo do Vale também é um político articulado, tanto que, na disputa de 2022, foi decisivo para eleger um filho, Lucas do Vale (MDB), para deputado estadual — o segundo mais votado. Seu candidato a deputado federal, o vice-prefeito Dannillo Pereira, do PSD, ficou como primeiro suplente do PSD.

Para a disputa de 2024, Paulo do Vale tende a bancar a candidatura do médico Wellington Carrijo, um jovem tido como habilidoso e agregador.

Porém, Paulo do Vale sabe que uma andorinha sozinha não faz verão. Por isso, está operando a formatação de uma frente política ampliada para alavancar a candidatura de Wellington Carrijo. Políticos consultados pelo Jornal Opção dizem que o candidato é qualitativo e acrescentam que o prefeito está montando, mais do que um exército eleitoral, um exército social para sustentá-lo na campanha.

Paulo do Vale, prefeito de Rio Verde: principal força eleitoral do Sudoeste | Foto: Divulgação

A seguir, lista-se, em ordem alfabética (e não de importância política), os nomes de vários apoiadores de Wellington Carrijo (foram excluídos os nomes de empresários, produtores rurais e médicos). Não foram listados os apoiadores que não são de Rio Verde — como o governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, e o vice-governador Daniel Vilela, do MDB. Frise-se: o grupo de apoio a Paulo do Vale e Wellington Carrijo está em expansão.

1

Cabo Moraes/MDB

Vereador no segundo mandato. Chegou a fazer oposição ao prefeito Paulo do Vale, mas hoje pertence à sua base política.

2

Eder Magrão/pP

Vereador e primeiro suplente de deputado estadual.

3

Enilton Cabral

Suplente de deputado estadual, será candidato a vereador. É cunhado do pastor Wellington Rocha, da Igreja Assembleia de Deus.

4

Flávia Cunha

Política em Rio Verde, é filha de um ícone político, Paulo Roberto Cunha.

5

Geraldo Neto

Vereador pelo PDT. Apoiou Osvaldo Júnior em 2020 e agora vai apoiar a candidatura de Wellington Carrijo.

6

Heuler Cruvinel

Foi deputado federal por duas vezes, candidato a prefeito e duas vezes candidato a vice-governador (de Daniel Vilela, em 2018, e de Gustavo Mendanha, em 2022).

7

Idelson Mendes/Patriota

Vereador, no quarto mandato, é presidente da Câmara Municipal pela terceira vez. Foi candidato a vice-prefeito na chapa de Wagner Guimaraes, há alguns anos.

8

Iran Caixote

Presidente do Rotary Club, foi vereador por três mandatos. Foi presidente da Câmara.

9

Juraci Martins

Médico, prefeito por duas vezes, é empresário e líder ruralista. Foi presidente do Sindicato Rural de Rio Verde. Apoiou Osvaldo Fonseca Júnior, em 2020, mas vai apoiar Wellington Carrijo em 2024. São amigos. É cotado para vice.

10

Lucas do Vale/MDB

Médico, é deputado estadual. Em 2022, foi eleito com a segunda maior votação, ficando atrás apenas de Bruno Peixoto.

11

Lucivaldo Medeiros/União Brasil

Vereador, foi presidente da Câmara Municipal.

12

Manuel Cearense/MDB

Vice-presidente estadual do MDB, é uma das pessoas mais ligadas a Daniel Vilela. Diz que o MDB fará o prefeito, Wellington Carrijo, do quarto maior colégio eleitoral de Goiás.

13

Manuel Pereira

Radialista e líder católico. Foi vereador por dois mandatos. Disputou a eleição de 2020 como candidato a vice-prefeito de Osvaldo Júnior. Numa eleição, foi coordenador da campanha de Padre Ferreira.

14

Orestes da Habitação/PSD

O vereador (no terceiro mandato) deve sair do PSD. Em 2022, apoiou Gustavo Mendanha para governador.

15

Paulo do Vale/União Brasil

Prefeito de Rio Verde, é médico. Será o principal general eleitoral da campanha de Wellington Carrijo.

16

Ricardo Rocha

Coronel da Polícia Militar, foi coordenador da campanha de Gustavo Mendanha em Rio Verde. Comandou a PM em Rio Verde, de maneira eficiente.

17

Soldado Fernando/PSD

Vereador, no segundo mandato, deve trocar o PSD por um partido da base de Paulo do Vale. É genro da ex-prefeita Nelci Spadoni e, em 2020, apoiou a candidatura de Osvaldo Júnior.

18

Wellington Rocha

Pastor, é o principal líder da Igreja Assembleia de Deus em Rio Verde. Foi vereador duas vezes. É óbvio que o exército valista-carrijista será ainda maior. Porque, como se disse acima, vai incorporar uma legião de empresários, produtores rurais e médicos (Wellington Carrijo agrega a categoria). Que ninguém fique surpreso se, na undécima hora, Lissauer Vieira e Dannillo Pereira aderirem à campanha do jovem postulante. (E.F.B.)