O deputado federal e médico já recebeu um convite formal do Podemos de José Nelto. Mas outros partidos querem bancá-lo

O deputado federal Zacharias Calil, do Democratas, é o objeto de desejo político de pelo menos quatro partidos — o Podemos do deputado federal José Nelto (que já fez um convite formal), o Patriota de Jorcelino Braga e Jânio Darrot, o PL da deputada Magda Mofatto e o PSDB dos ex-governadores Marconi Perillo e José Eliton.

Se Jânio Darrot for candidato a governador, o Patriota poderia bancar Zacharias Calil para o Senado. “Jânio foi meu colega no curso básico da Universidade Federal de Goiás — eu fazia Medicina e ele, veterinária. Desde aquela época, Jânio era uma pessoa acessível, de fácil diálogo. Poderia acompanhá-lo numa chapa majoritária? Não posso afirmar que sim, neste momento, mas não tenho nenhuma restrição política ou pessoal ao ex-prefeito de Trindade. Mas, antes de tomar qualquer decisão, tenho de conversar com o governador Ronaldo Caiado, que é o líder do grupo político ao qual pertenço”.

Zacharias Calil disse ao Jornal Opção no sábado, 13, que pretende disputar mandato de senador, em 2022. “Às vezes, as pessoas me dizem: ‘Ah, você pode perder; é melhor disputar a reeleição’. Podem ter razão, mas o fato é que pretendo disputar mandato de senador, e, como não sou político profissional, se perder, tudo bem — continuo a minha vida como médico. O que se deve perguntar, porém, é outra coisa: por que um deputado federal que foi o terceiro mais votado, em 2018, sem nunca ter disputado eleição, e é apontado como um médico gabaritado, não pode disputar mandato de senador?”

Zacharias Calil, médico e deputado federal |Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O deputado federal José Nelto fez um convite formal para Zacharias Calil se filiar ao Poder. “Zé Nelto me convidou para um encontro com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, e com o senador Álvaro Dias. Mas, por causa da pandemia, ainda não tivemos oportunidade de conversar.” No momento, o Podemos trabalha para que Adib Elias — ou José Nelto — seja vice do governador Ronaldo Caiado em 2022. Mas José Nelto ressalva que o partido pode trabalhar o nome de Zacharias Calil para o Senado. “Qual partido não ficaria satisfeito de contar com um político e médico qualificado como Zacharias Calil?”, indaga o presidente do Podemos.

Dois tucanos avaliam que Zacharias Calil é um “político de alta qualidade” e um “médico respeitado em todo o país”. Um deles afirma que o deputado seria bem-vindo como candidato a governador ou senador. “Não estou falando em nome de Marconi Perillo e de José Eliton, os chefes políticos do PSDB, mas quem não quer Zacharias Calil, um médico dos mais qualificados para o governo ou para o Senado? Ele seria um sopro de renovação na política de Goiás”, afirma um dos tucanos. O outro tucano acrescenta: “Zacharias Calil, como candidato a governador, pode ‘zerar’ o jogo”. Ao Jornal Opção, Zacharias Calil disse que não recebeu convite formal do alto tucanato. “Insisto que a minha aliança é com o governador Ronaldo Caiado, mas tenho meu projeto político, que é disputar mandato de senador.”

José Nelto: “O Podemos vai lutar pelo passe político de Zacharias Calil” | Foto: Divulgação

Em 2020, Maguito Vilela, do MDB, procurou Zacharias Calil e lhe disse: “Se apoiar minha candidatura para prefeito de Goiânia, o MDB o apoiará para senador em 2022”. “Na época, por pertencer ao Democratas, optei por ficar neutro. Mas confirmo que recebi Maguito Vilela na minha casa e conversamos a respeito da vaga para o Senado. Como ele morreu, não voltei a conversar sobre o assunto. Não sei qual será o projeto efetivo de Daniel Vilela na próxima disputa”.

Zacharias Calil afirma que tem bom relacionamento com a deputada Magda Mofatto. Mas uma filiação ao PL é mais complicada, porque o partido provavelmente não terá chapa para governador e senador em 2022.