Plano Diretor deve ser finalizado e encaminhado à Casa Civil nos próximos 15 dias

Após cobrança da Prefeitura, Seplanh pediu prazo de 15 dias para que a análise das emendas seja finalizada de forma eficiente; após a Casa Civil, projeto retornará à Câmara Municipal de Goiânia

Plano Diretor deve ser finalizado e encaminhado à Casa Civil nos próximos 15 dias. | Foto: Reprodução

Com a urgência de se ter o novo Plano Diretor, que define o rumo do governo municipal pelo tempo de gestão do mandato da Prefeitura, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), solicitou à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), um prazo definido para que o projeto seja finalizado e retornado à Câmara Municipal. Em resposta, foi determinado o período de 15 dias para que o plano seja encaminhado à Casa Civil, e depois retorne à Casa Legislativa.

A superintendente da Seplanh, Carolina Alves, explicou que mesmo com empenho ininterrupto, o período de 15 dias é o mais ágil que se pode dar para a finalização do plano de forma eficiente.

De acordo com a Prefeitura, a expectativa é que, nesse período de análise da equipe técnica, não seja necessário mexer na redação do projeto, somente nas emendas. Isso, porque uma vez que o texto for alterado, é necessário que ele retorne ao trâmite inicial, na Câmara Municipal de Goiânia.

Caso sejam alteradas apenas as emendas, o Plano pode continuar sua tramitação no ponto em que parou: a Comissão Mista.

Análise das emendas do Plano

As questões sobre o Plano Diretor vem caminhando lentamente desde 2017. Ao assumir a gestão municipal em 2021, a Prefeitura de Goiânia montou um Grupo de Trabalho com vereadores e técnicos, em busca de tentar acelerar o processo e evitar repetir o ocorrido em 2020.

O grupo é composto pelos vereadores Sabrina Garcez (PSD), Santana Gomes (PRTB), Cabo Senna (Patriota) e Bruno Diniz (PRTB). Os quatro têm se reunido para debate das emendas, mas não obtiveram tanto avanço. Ao assumir a Seplanh, Vanlfran de Sousa afirmou que daria prioridade ao andamento do Plano e que passaria a participar das agendas do grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.