Um membro do PL, ligado ao bolsonarismo, explicou como funciona o bolsonarismo em Goiás: “O bolsonarismo se inspira nos comandos militares. Veja o caso de Jair Bolsonaro. Por ter sido capitão, ele tem um respeito enorme por generais, coronéis e até majores, como o ex-deputado Major Vitor Hugo. O ex-deputado permanece como sua principal fonte de informações sobre as movimentações políticas em Goiás”.

Wilder Morais, Major Vitor e Gustavo Gayer: aliados | Foto: Divulgação do PL

“O presidente do PL é o senador Wilder Morais. Bolsonaro o respeita, mas não o considera bolsonarista. Ele comanda o partido mais por ser senador do que por ser bolsonarista. Então, na disputa pela Prefeitura de Goiânia quem vai determinar o candidato será Bolsonaro, com o apoio de Major Vitor Hugo e do deputado federal Gustavo Gayer, por quem o ex-presidente tem imenso apreço. Há uma relação algo paternal entre Bolsonaro, o pai, e Gayer, o filho.”

“Quem será o candidado do PL em Goiânia? Tende a ser Gayer, se ele quiser, se insistir, Bolsonaro não o retirará do páreo. Mas o candidato preferido de Bolsonaro, para ganhar e perder, é mesmo Vitor Hugo.”

“Anote: Bolsonaro sabe que Wilder tem articulado com Vanderlan Cardoso e não está satisfeito com isto. O senador precisa entender que Bolsonaro não quer aliança com o senador do PSD. Portanto, não se deve ter nenhuma esperança de aliança entre o PL e o PSD. Exceto, é claro, se Vanderlan romper com o presidente Lula da Silva, assumindo-se como oposição ao seu governo. Por que Wilder e Vanderlan apoiaram Cristiano Zanin para ministro do Supremo Tribunal Federal?”

“Então, o que posso dizer é que, à revelia de Wilder, o PL vai lançar candidato a prefeito de Goiânia. Será Gustavo Gayer, o preferido da direita na capital, ou Major Vitor Hugo. Eu mesmo posso atestar que, até agora, não vi nenhum veto do senador à candidatura de Gayer.” (E.F.B.)