Petistas dizem em off que Lula da Silva não será candidato e em on que será candidato

O candidato do PT a presidente será Fernando Haddad. Manter o nome do ex-presidente visa fortalecê-lo

O ex-presidente Lula da Silva ilumina poste-candidato Fernando Haddad

Petistas têm duas conversas com jornalistas: em “off”, com fonte não identificada, e em “on”, com fonte identificada. Resulta que, dependendo da conversa, há duas versões. Por exemplo: na semana passada, um repórter do Jornal Opção conversou com seis petistas. Em “off”, todos disseram que Lula da Silva não será candidato a presidente da República, porque não há as mínimas condições legais para que dispute. O candidato será o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que, em tom de brincadeira, os petistas chamam de o “boy de Lula”.

Os petistas sublinham que manter Lula da Silva como candidato, até seu nome ser vetado totalmente pela Justiça — o que acontecerá —, será a única forma de vitaminar um poste como Fernando Haddad. Chegou-se a cogitar a hipótese de incluir Lula no nome do petista de São Paulo — que se tornaria “Fernando Haddad do Lula”.

Detalhe: quando o repórter pede para conversar em “on”, imediatamente os petistas ficam “sérios” e dizem que Lula da Silva será candidato a presidente da República e que, de acordo com as pesquisas, será eleito.

Tradução: Lula não será candidato. Mas, por intermédio de Fernando Haddad, será a luz do poste.

Deixe um comentário