Há uma sintonia fina do governador com os eleitores goianos, que entenderam que é possível governar e ser decente ao mesmo tempo

Políticos governistas que circulam pelo interior revelam que algumas lideranças demonstram certa insatisfação com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O motivo é o mais prosaico: várias lideranças — não todas, é claro — estavam acostumadas com o “método” dos governos anteriores. Vários ex-prefeitos conseguiam um emprego no governo estadual e ficavam nas suas cidades — recebendo todo mês, mas sem trabalhar. Com a mudança de “método”, aqueles que mamavam, ao serem desmamados, ficaram irritados. São os que mais reclamam do governo. Porque as benesses acabaram.

Apesar da irritação de algumas lideranças, daquelas que não perceberam que há uma mudança conceitual e prática no governo, as pesquisas de intenção de voto ressaltam a alta popularidade de Ronaldo Caiado e de seu governo. Por que há um descompasso entre as lideranças irritadas, a sociedade e o governo?

Porque Ronaldo Caiado conquistou uma sintonia fina com a sociedade — com os eleitores. Algo assim como um inconsciente coletivo. Noutras palavras, a sociedade está pensando como o governador — que faz um governo decente, sem roubalheira. Quem não perceber isto — que o governador conseguiu estabelecer um diálogo direto com a sociedade, pelo que faz, não apenas pelo que diz — pode acabar ficando para trás.