Pesquisa XP/Ipespe mostra Bolsonaro e Lula empatados com 29%

12 maio 2021 às 10h04

COMPARTILHAR
No levantamento para o segundo turno, Lula da Silva aparece com 42% e Bolsonaro aparece com 40%

Pesquisa XP/Ipespe, feita em maio, mostra o presidente Jair Bolsonaro com 29% e Lula da Silva, do PT, com 29%. Estão empatados. Demais citados pelos eleitores: Ciro Gomes (PDT), 9%; Sérgio Moro (sem partido), 8%; Luciano Huck (sem partido), 5%; Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Doria (PSDB), 3%; e Guilherme Boulos (PSOL), 2%.
No segundo turno, o petista aparece com 42% e Bolsonaro tem 40%.
Bolsonaro ganharia de Ciro Gomes no segundo turno 39% a 38%. Sergio Moro perderia para o presidente — 32% a 30. Huck teria 34% e Bolsonaro teria 38%. João Doria teria 31% contra 40% do presidente. Lula da Silva, com 40%, ganharia de Sergio Moro, com 37%.
Na pesquisa espontânea, Bolsonaro tem 25% e Lula da Silva tem 21%.
A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 7 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais. Foram entrevistados 1000 eleitores em todo o país.
67% aprovam a CPI da Covid
O cientista político Antônio Lavareda sublinha que a CPI da Covid está impactando a opinião pública. A pesquisa revela que 70% dos eleitores conhecem a CPI e 67% a aprovam. “As versões do governo e da oposição sobre a principal tarefa da CPI se refletem nas percepções. E a versão da oposição está na dianteira: 45% acham que o principal objetivo será a apuração das ações e das falhas do governo federal, enquanto 35% dizem que a prioridade será a apuração dos eventuais desvios de recursos nos estados e municípios”, afirma o expert em pesquisa. “A pesquisa foi realizada na primeira semana dos trabalhos. Daqui para a frente deve aumentar a repercussão. Com maioria de opositores e independentes, o noticiário negativo para o governo gerado a partir dela poderá refrear em parte a recuperação da imagem do presidente, que prometia ser mais veloz com a volta do Auxílio Emergencial e à medida que avançasse a vacinação, diminuindo a elevada desaprovação do governo no combate à pandemia (58% de Ruim/ Péssima e 22% de Ótima/Boa).”