Pesquisa sugere que Caiado está bem avaliado para a reeleição e não tem adversários

O segundo colocado é o senador Jorge Kajuru e o terceiro é o senador Vanderlan Cardoso, que não serão candidatos. Daniel Vilela aparece em quarto lugar

Governador Ronaldo Caiado (DEM) | Foto: Ascom

Há pouco tempo, um líder da oposição encomendou uma pesquisa sobre intenção de voto para governador em Goiás (vai mandar fazer uma pesquisa por mês — até outubro de 2022, a data da eleição). Ficou surpreso com o resultado e decidiu não divulgá-lo publicamente, mas o exibiu para algumas pessoas.

Jorge Kajuru: senador pelo Cidadania | Foto: Senado

A pesquisa quantitativa mostra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do partido Democratas, disparado em primeiro lugar, com o senador Jorge Kajuru, do Cidadania, bem atrás, em segundo lugar (Kajuru já disse que não irá disputar e que vai apoiar a reeleição de Ronaldo Caiado). O terceiro colocado é o senador Vanderlan Cardoso (não será candidato e vai apoiar Ronaldo Caiado), do PSD. O quarto é Daniel Vilela (MDB). O quinto é Iris Rezende (MDB).

Vanderlan Cardoso, senador | Foto: Divulgação/Campanha Vanderlan Cardoso

Marconi Perillo (PSDB), Gustavo Mendanha (MDB) e Rubens Otoni (PT) aparecem em sexto lugar, na lanterninha, tecnicamente empatados — verdadeiros traços em termos de apoio popular. (Gustavo Mendanha é, segundo a pesquisa, desconhecido de 96% dos eleitores do Entorno de Brasília.)

Daniel Vilela, presidente do MDB | Foto: Divulgação Prefeitura de Goiânia

Dos eleitores que disseram votar em Ronaldo Caiado poucos afirmaram que podem trocar de candidato, durante a campanha. O que significa que o governador permanece amplamente aprovado pelos eleitores goianos.

Iris Rezende, ex-prefeito de Goiânia | Foto: Jackson Rodrigues/Prefeitura de Goiânia

Na parte que chamam de “semi-qualitativa”, perguntaram aos eleitores por que apoiam os candidatos. O mais mal avaliado foi o ex-governador Marconi Perillo. O mais bem avaliado foi Ronaldo Caiado. Os eleitores disseram que o governador é “honesto”, “melhorou” a segurança pública e é “preocupado com a vida humana” (na questão da saúde, sobretudo no combate ao novo coronavírus). Os pesquisados sugerem que cuidar das pessoas é mais relevante que construir obras “grandes” e “dispendiosas”. Os pesquisados apontam uma conexão entre grandes obras e corrupção.

Marconi Perillo: ex-governador de Goiás | Foto: Reprodução

Sobre Jorge Kajuru, os eleitores disseram que é preocupado com a saúde do povo. Mencionaram o Hospital do Diabético e seu empenho para construir hospitais que tratam pacientes com câncer em cidades goianas. Os eleitores mostraram que estão interessados basicamente na questão “saúde” quando se trata do senador e não demonstraram interesse nas suas polêmicas políticas.

Rubens Otoni, deputado federal do PT | Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Vanderlan Cardoso é visto como um “administrador competente”. Sua principal referência permanece sendo a gestão que fez em Senador Canedo. Para os entrevistados, ele praticamente “recriou” a cidade.

Daniel Vilela é visto como um “político jovem”, “inteligente”, mas sem experiência administrativa.

Gustavo Mendanha: prefeito de Aparecida de Goiânia| Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

A fonte pediu para não citar o nome do instituto e o nome de quem encomendou a pesquisa. “Há outras pesquisas. Quem tiver dúvida basta conferir os números. Possivelmente, de forem decentes, serão os mesmos — com Ronaldo Caiado, infelizmente, sempre em primeiro lugar. Encomendo pesquisa para ter em mãos um quadro real da política, das possibilidades”, afirma a fonte. “O instituto Paraná Pesquisas deve fazer pesquisa em Goiás, em breve.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.