Pesquisa Serpes é boa notícia para Bruno Peixoto

31 outubro 2023 às 16h55

COMPARTILHAR
A pesquisa Serpes/O Popular para a Prefeitura de Goiânia, divulgada nesta terça-feira, 31, foi um verdadeiro presente para o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB). Isso porque, apesar de ainda nem ter sido consolidado como candidato da base governista para o Paço, e nem se sabe se, de fato, será, o pré-candidato já vigora em quarto lugar, com 11,4% das intenções de voto.
Em um cenário em que o candidato de Caiado segue indefinido, a pesquisa pode servir, inclusive, como uma bússola para o governo decidir quem apoiará em 2024 – e não há dúvidas de que, mesmo seguindo com articulações sutis na pré-candidatura -, Peixoto é o que mais ganha força entre os cotados.
Em primeiro lugar aparece o senador Vanderlan Cardoso (PSD), com 22,8% das intenções de voto, seguido da deputada federal Adriana Accorsi (PT), com 18,3%. Uma vez que a margem de erro é de 3,1%, é quase um empate técnico entre os dois.
Em terceiro lugar aparece o deputado federal Gustavo Gayer (PL), com 14,8% das intenções de voto.
O primeiro colocado foi outro que causou surpresa. Mesmo na liderança, havia a expectativa de que Vanderlan – que tem tentado, sem sucesso, angariar o apoio palaciano – surgisse com números mais expressivos, levando em conta as articulações promovidas nos últimos meses e o peso de seu mandato no Senado.
Porém, é possível que nenhum situação esteja mais espinhosa que a do atual prefeito. Rogério Cruz (Republicanos), que tentará a reeleição, foi lembrado por apenas 6,6% dos entrevistados. E depois dele, aparece o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), com 1,3%.
Vale lembrar que temos ainda um ano até o pleito, e muita água pode rolar embaixo dessa ponte até lá. (T.P.)