Pesquisa mostra que rejeição alta é o grande adversário de Ibaneis Rocha em Brasília

O governador aparece em primeiro, talvez já com teto, e o senador José Antônio Reguffe em segundo lugar

Ibaneis Rocha: rejeição é o drummond no meio do caminho | Foto: Divulgação

De acordo com pesquisa Metrópoles/Ideia, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, é o campeão em rejeição, com 28,6%.

A rejeição alta, talvez intransponível, pode se tornar o maior adversário de Ibaneis Rocha.

O segundo em rejeição é Geraldo Magela, um dos pré-candidatos do PT ao governo do DF. O petista é rejeitado por 19,9% dos eleitores.

José Antônio Reguffe: rejeição baixa é sinal positivo| Foto: Agência Senado

A deputada federal Flávia Arruda, do PL, é a terceira em rejeição, com 13,6%. Ela pretende disputar mandato de senadora.

A senadora Leila do Vôlei, do PDT, é a quarta colocada em rejeição — com 12,4%. Seguida, em quinto, por Rafael Parente, com 11,4%. Keka Bagno, do Psol, é rejeitada por 8,9% dos eleitores.

Os menos rejeitados são os senadores José Antônio Reguffe, do Podemos, com 8,3%, e Izalci Lucas, do PSDB, com 7,8%, Rosilene Corrêa, do PT, com 6,9%, Leandro Grass, do PV, com 5,6%, Lucas Salles, do DC, com 4%, e João Vicente Goulart, do PC do B com 3,3%.

Izalci Lucas e Leila Barros: tecnicamente empatados | Foto: Senado

Pesquisa estimulada: Ibaneis lidera e Reguffe é o segundo

Na pesquisa estimulada, Ibaneis Rocha — o mais conhecido, por ser governador — aparece em primeiro lugar, com 30% das intenções de voto. José Antônio Reguffe é o segundo colocado, como 10,6%. Flávia Arruda, a terceira colocada, tem 8,5%.

Rafael Parente, do PSB, e Leila do Vôlei aparecem empatados em quarto lugar, com 6%. São seguidos por Izalci Lucas, com 5,4%, Leandro Grass, com 2,9%, Keka Bagno, com 1,3%, Geraldo Magela, com 1,3%, Rosilene Corrêa, com 1,1%, Lucas Salles, 0,2%, e João Vicente Goulart, com 0,2%.

A pesquisa constatou que 19,3% dos eleitores disseram que não sabem em quem votar. 7,4% garantiram que vão votar em branco ou nulo.

Geraldo Magela, um dos pré-candidatos do PT| Foto:Foto-Arquivo-pessoal-2

Não há dúvida de que Ibaneis Rocha aparece bem, com 30%. Porém, se o número tiver a ver com teto, há possibilidade de ser superado, no primeiro ou no segundo turno. A rejeição, de quase 30%, significa que o governador terá dificuldade pela frente, sobretudo quando as demais chapas forem realmente definidas. Porque alguns dos que se apresentam como pré-candidatos podem se unir para enfrentar a máquina comandada por Ibaneis Rocha.

Rafael Parente: pré-candidato a governador pelo PSB| Foto: Pedro Valente/Metrópoles

Então, o quadro pode parecer positivo para Ibaneis Rocha, dada a liderança com certa folga. Mas a rejeição pode ser o drummond no meio do caminho. Um grande drummond. Reguffe, com rejeição baixíssima e quase 11% de intenção de voto, tem chance de crescer, assim que firmar, se firmar, sua candidatura. Se conquistar o apoio de Leila do Vôlei e Izalci Lucas, o quadro pode mudar a seu favor.

Registro no TSE: 1200 eleitores entrevistados

A pesquisa do instituto Ideia ouviu 1.200 eleitores, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 11 e 16 de maio. Sua margem de erro é de 3 pontos percentuais. Foi registrada no TSE sob o número DF-09593/2022.

7 respostas para “Pesquisa mostra que rejeição alta é o grande adversário de Ibaneis Rocha em Brasília”

  1. Avatar Inteligente disse:

    Esses políticos são inconfiáveis, não recomendo, triste entregar Brasília para as raposas

  2. Avatar Pedro Antonio da Silva Filho disse:

    O Regufe, para mim, foi uma decepção, nos maiores embates, achei que o mandato dele já tivesse terminado há muito tempo.

  3. Avatar Pedro Antonio da Silva Filho disse:

    Nem nos maiores embates nunca deu as cara.

  4. Avatar Dulcidio Franco disse:

    Sou morador de Sobradinho e não votaria em lbaneis
    Pois o mesmo não fez obras em nossa cidade apesar
    de muitas e muitas necessidades.
    Converso com muita gente que mesma opinião que
    tenho.

  5. Não voto em ibanes Rocha, incompetente, saúde um caos, segurança tbm,e educação nem se fala, as cidades o Df está abandonada, fazer obra nova é fácil, quero ver revitalizar

  6. Avatar João Carlos disse:

    Ibaneis é um desastre, só ostentando riqueza. A saúde continua um caos e ele fazendo viaduto pra alegrar empreiteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.