Luana Ribeiro lidera, seguida de Professora Dorinha Rezende e Kátia Abreu. Mauro Carlesse não foi listado pelo instituto Paraná Pesquisas

Luana Ribeiro: líder | Foto: Foto Cleyton Crystus

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, do PSL, faz um governo mal avaliado e, por isso, começou a dizer que não vai disputar mandato em 2022. Levantamento do instituto Paraná Pesquisas, feito entre 26 e 30 de agosto, mostra o gestor estadual em último lugar na disputa para senador.

Professora Dorinha: deputada federal | Foto: Reprodução

A deputada estadual Luana Ribeiro (filha de João Ribeiro, que foi senador), do PSDB, lidera, com 15,8%, seguida da deputada federal Professora Dorinha Rezende, do DEM, com 14,9%. A senadora Kátia Abreu, do PP, aparece com 14,2%. O último colocado é Mauro Carlesse, com 14%.

Num dos cenários, o ex-governador Marcelo Miranda aparece com 9,6% — atrás do pelotão que segue na frente. Neste segundo cenário, a Professora Dorinha tem 24,7%, seguida de Mauro Carlesse, com 18,3%,  e Kátia Abreu, com 18,1%.

Kátia Abreu: senadora | Foto: Divulgação

A rigor, considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais os quatro estão empatados. Mas há uma questão a apontar. Mesmo estando no governo, com uma máquina poderosa nas mãos, Carlesse não decola — sendo superado por três políticas quem não contam com a mesma estrutura. Curiosamente, para o Senado, os eleitores tocantinenses estão valorizando mais as mulheres.

Mauro Carlesse: governador | Foto: Washington Luiz

O instituto ouviu 1.526 eleitores e em 72 municípios. Por telefone.