Considerando a margem de erro de 2,9 pontos percentuais, os postulantes do PT e do PL estão tecnicamente empatados: 37,3% (Lula) e 34,6% (Bolsonaro)

Jair Bolsonaro e Lula da Silva: alta polarização polarização no DF | Fotos: Reproduções

Pesquisa do instituto Opinião Política, encomendada pelo jornal “Correio Braziliense”, mostra o presidente Jair Bolsonaro, do PL, e o ex-presidente Lula da Silva, do PT, tecnicamente empatados (a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais). A pesquisa foi feita unicamente no Distrito Federal.

Ciro Gomes: terceira via | Foto: de Carl de Souza/AFP

No levantamento estimulado, Lula da Silva tem 37,3% e Bolsonaro tem 34,6%. Provando que não há espaço para a terceira via, ao menos no momento, os dois concentram 71,9% dos eleitores de Brasília. O terceiro colocado, bem distante, é Ciro Gomes, do PDT, com 7,4%, seguido de Simone Tebet, do MDB, com 2,1%. André Janones, do Avante, aparece com 1,3%. O goiano Pablo Marçal, do Pros, e Vera Lúcia, do PSTU, tem 0,6%. Felipe d’Ávila, do Novo, em 0,5%, assim como Leonardo Péricles, do UP. Na lanterna aparecem Luciano Bivar (0,4%), do União Brasil, José Maria Eymael (0,3%), do DC, Sofia Manzano (0,2%), do PCB. 11,3% dos entrevistados disseram que votarão em branco ou nulo. 2,9% disseram que estão indecisos.

Simone Tebet, pré-candidata do MDB | Foto: Senado 

Na pesquisa espontânea, o quando ainda é mais polarizado: Lula da Silva tem 33,9% e Bolsonaro tem 32,8%. Ciro Gomes aparece com 3,4%, à frente de Simone Tebet, que tem 1,1%. Apesar de não ser pré-candidato, Sergio Moro aparece com 0,9%.

O Opinião Política ouviu 1.159 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi feita entre 9 e 11 de junho, nas ruas do Distrito Federal.

A pesquisa indica que 61% dos entrevistados de Brasília apostam na lisura das urnas eletrônicas.