Pesquisa mostra Bolsonaro e Lula empatados no Rio de Janeiro

O que chama a atenção é a alta rejeição (quase 50%) dos dois postulantes, o que sugere que há espaço para uma terceira via

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas indica um equilíbrio no Rio de Janeiro, com um empate técnico entre o presidente Jair Bolsonaro, sem partido, e Lula da Silva, do PT.

Quando se coloca Sergio Moro no jogo, Bolsonaro aparece com 34,2% e Lula da Silva tem 30,3%. Dada a margem de erro de 2,5 pontos percentuais, trata-se de um cenário de empate técnico.

Quando se retira Sergio Moro e Luciano Huck, ambos sem partido, Bolsonaro aparece com 35,2% e Lula da Silva tem 32,2%.

Jair Bolsonaro e Lula da Silva: empate no Rio de Janeiro | Fotos: Reproduções

O que pode empolgar a terceira via — um candidato de centro — é a alta rejeição de Bolsonaro (47,8%) e de Lula da Silva (49,5%). Uma rejeição de quase 50% sinaliza que os eleitores podem sufragar um candidato se senti-lo que é consistente para derrotar os dois líderes na pesquisa de intenção de voto. Até o momento, porém, nenhum postulante da terceira via se destacou.

Em 2018, como candidato a presidente, Bolsonaro obteve 59,79% no primeiro turno e 67,95 no segundo turno.

A pesquisa foi feita por telefone, com 1.520 eleitores de 44 municípios do Rio de Janeiro, entre os dias 28 de maio e 1º de junho.

O Rio de Janeiro tem o terceiro maior eleitorado do país (12,4 milhões) — só perde para os Estados de São Paulo (33 milhões) e Minas Gerais (15,7 milhões).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.