Pesquisa Exame/Ideia mostra Bolsonaro mais próximo de Lula: 42% a 33%

A diferença entre o pré-candidato petista e o presidente da República caiu de 13% para 9%

Jair Bolsonaro e Lula da Silva: permanece a polarização | Fotos: Reproduções

O ex-presidente Lula da Silva tem 42% e o presidente Jair Bolsonaro tem 33% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Exame/Ideia divulgada na quinta-feira, 21.

Depois da saída de Sergio Moro da disputa (a rigor, o ex-ministro da Justiça afirma que ainda está no páreo, ainda que seu partido, o União Brasil, o conteste), é a primeira pesquisa do duo Exame & Ideia.

Ciro Gomes: aparece como o nome forte da terceira via | Foto: Reprodução

A diferença entre a pesquisa de março caiu de 13% para 9%. Lula da Silva tinha 40% e Bolsonaro tinha 29%. A mudança não é significativa, pois a diferença entre os doi pré-candidatos ainda é grande. Mas é fato que Bolsonaro subiu mais do que o postulante do petista (ligeiramente estagnado, mas também sem cair).

Um dos pré-candidatos da terceira via, Ciro Gomes, aparece com 10%.

Maurício Moura, fundador do Ideia, afirma que “a pesquisa mostra que os indicadores são desfavoráveis na pergunta sobre se Bolsonaro merece continuar no cargo. Ainda é majoritário o número de pessoas que acham que ele não merece ser reeleito, acima de 50%. Nenhum presidente foi para a reeleição com este nível de reprovação”.

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores, por telefone, entre 15 e 20 de abril. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número BR-02495/2022.

Confira cenários de segundo turno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.