Pesquisa do Fortiori aponta Márcio Luis como favorito para prefeito de Porangatu

O ex-prefeito Eronildo Valadares aparece em 2º lugar, com o prefeito Pedro Fernandes em 3º. Márcio Luis é o menos rejeitado

Daniel Vilela, presidente regional do MDB; Márcio Luis da Silva, pré-candidato a prefeito de Porangatu, e Sargento Claude, presidente do MDB em Porangatu | Foto: Divulgação

Pesquisa de intenção de voto — registrada na Justiça Eleitoral e feita pelo instituto Fortiori — aponta que, se as eleições fossem realizadas hoje, o empresário e advogado Márcio Luis da Silva seria eleito prefeito de Porangatu, município do Norte goiano. Em todos os cenários, o postulante do MDB aparece em primeiro lugar.

Os adversários mais fortes de Márcio Luis são o ex-prefeito Eronildo Valadares (que deve se filiar ao DEM) e a ex-deputada estadual Vanuza Valadares (Podemos). Mas, casados, só um deles deve disputar. Seguidos pelo prefeito Pedro Fernandes (PSDB).

No primeiro cenário, no levantamento estimulado, Márcio Luis aparece com 35,8% — seguido de Eronildo Valadares, que tem 24,9%. A diferença entre os dois é de 10,9%. O terceiro colocado é o prefeito Pedro Fernandes, com 16,7%.

Vanuza Valadares e Eronildo Valadares: um deles vai ser o candidato da base governista estadual | Foto: Reprodução

No cenário 1 foram arrolados os nomes de todos os políticos que são apontados como possíveis pré-candidatos.

Estimulada — cenário 1

Márcio Luis — 35,8

Eronildo Valadares — 24,9%

Pedro Fernandes — 16,7%

Sheilismar Ribeiro — 6%

Pastor Fernando — 2,2%

Capitão Pires — 1,5%

José Uilton — 0,7%

José Paiva — 0,7%

Indeciso/não sabe — 4,2%

Nulo/branco/nenhum — 7,2%

Estimulada — cenário 2

No segundo cenário estimulado, com a apresentação só de três candidatos, Márcio Luis aparece com 40%. Eronildo Valadares obteve 27,6%. Pedro Fernandes tem 18,2%. Indeciso/não sabe chega a 4,7%. Nulo/branco/nenhum representam 9,5%.

A diferença entre Márcio Luis, o primeiro colocado, e Eronildo Valadares, o segundo colocado, sobe para 12,4%. Entre Márcio Luis e Pedro Fernandes, a diferença é de 21,8%. Já Eronildo Valadares está à frente do prefeito com 9,4%.

Pedro Fernandes, prefeito de Porangatu | Foto: Reprodução

Estimulada — cenário 3

No terceiro cenário, do levantamento estimulado, com a inclusão só de três nomes, Márcio Luis aparece em primeiro lugar — e com uma frente mais acentuada: 48,3%. Vanuza Valadares, a segunda colocada, tem 21,4%. Gláucia Melo, irmã do prefeito Pedro Fernandes, conta com 9,2%. Já 6,5% representam indeciso/não sabe. E nulo/branco/nenhum aparece com 14,7%

A frente de Márcio Luis para a segunda colocada, Vanuza Valadares, sobe para 26,9%. Frise-se que a ex-deputada tem percentual inferior ao de seu marido, Eronildo Valadares.

Há outro detalhe: somadas as intenções de voto, Vanuza Valadares e Gláucia Melo têm 30,6%, ou seja, 17,7% a menos do que Márcio Luis.

Sheilismar Ribeiro, jornalista, aparece na pesquisa | Foto: Facebook

Espontânea

O emedebista Márcio Luis aparece, no levantamento espontâneo, em primeiro lugar, com 7% das intenções de voto. O segundo colocado é o prefeito Pedro Fernandes, com 5,5%. Já o terceiro colocado é Eronildo Valadares, com 4,2%.

A seguir, confira a lista completa dos que receberam menção no levantamento espontâneo:

Márcio Luis — 7%

Pedro Fernandes — 5,5%

Eronildo Valadares 4,2%

Capitão Pires —0,5%

Vanuza Valadares — 0,2%

José Uilton — 0,2%

Sheilismar — 0,2%

Indeciso/não sabe 77,4%

Nulo/branco/nenhum 4,7%

José Uilton, pré-candidato do PT | Foto: Divulgação

Rejeição

Dos primeiros colocados na pesquisa, os mais rejeitados pelos eleitores são Pedro Fernandes, com 40,3%, e Eronildo Valadares, com 27,9%. Márcio Luis, dos três, é o que tem a menor rejeição — 7,7%. Já Vanuza Valadares, que só será candidata se Eronildo Valadares sair do páreo, tem 8,5% de rejeição.

Confira a abaixo o índice de rejeição de todos os pré-candidatos.

José Uilton — 46%

Pedro Fernandes — 40,3%

José Paiva — 32,8%

Eronildo Valadares — 27,9%

Capitão Pires — 27,9%

Pastor Fernando — 20,4%

Sheilismar Ribeiro — 15,9%

Gláucia Melo — 15,7%

Vanuza Valadares 8,5%

Márcio Luis 7,7%

Capitão Pires, pré-candidato a prefeito pelo PSL

Data das entrevistas e número de entrevistados

A coleta de dados da pesquisa do instituto Fortiori foi feita de 13 a 16 de fevereiro de 2020. Com 402 entrevistas. A margem de erro é de 4,9%.

Informação do instituto Fortiori

“Em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, assim como o art. 10º da Resolução TSE nº 23.600/2019, comunicamos, para ciência dos interessados, que a empresa FORTIORI PESQUISA, DIAGNOSTICO & MARKETING EIRELI/FORTIORI encaminhou à Justiça Eleitoral os dados referentes à pesquisa eleitoral das eleições municipais 2020, protocolizada sob o nº GO-06574/2020, contratada por FORTIORI PESQUISA, DIAGNOSTICO & MARKETING EIRELI / FORTIORI e registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 05/03/2020.”

Pesquisa de opinião-diagnóstico político-Porangatu-Goiás

Objetivo

Fazer um diagnóstico político no município de Porangatu, Estado de Goiás.

Metodologia

Pesquisa quantitativa, por abordagem randômica, através de realização de entrevistas pessoais com aplicação de questionários estruturados junto à amostra definida da população.

Plano Amostrar

Universo — eleitores residentes e domiciliados no município de Porangatu, Goiás.

— Tipo de amostra — amostra não probabilística, por cotas proporcionais às variáveis de sexo, idade, grau de instrução e local de moradia.

— Tamanho da Amostra — 402 entrevistas.

— Intervalo de confiança e Margem de Erro – Para um intervalo de confiança de 95%, a margem de erro máxima é de 4,9%.

— Data da coleta de dados – 13 a 16 de fevereiro de 2020.

— Sistema interno de controle e fiscalização – O trabalho de coleta de dados foi feito por entrevistadores treinados, acompanhados por supervisores. Foi feita uma checagem de 10% dos questionários, como determina as normas para esse tipo de levantamento.

Responsabilidade técnica

Fortiori — Pesquisa, Diagnóstico e Marketing.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.