PEC de senadores propõe 3 candidatos no 2º turno pra presidente e governador

A proposta dos senadores Jorge Kajuru e Oriovisto deve ser apresentada a tempo de ser posta em prática em 2022

Jorge Kajuru: senador pelo podemos de Goiás | Foto: Senado

Os senadores Jorge Kajuru, de Goiás, e Oriovisto Guimarães, do Paraná — ambos filiados ao Podemos —, vão apresentar, na próxima semana, um Proposta de Emenda Constitucional inovadora. Já em 2022, em vez de irem dois candidatos para o segundo turno, iriam três. Tanto para presidente quanto para governador de Estado.

“A PEC, se aprovada, contribuirá para contornar a excessiva polarização política do país e dará ao eleitor a chance de escolher um postulante de maneira mais abrangente. O terceiro colocado pode, no segundo turno, ser o eleito. Digamos que fiquem Lula da Silva, Jair Bolsonaro e Sergio Moro. O eleitor terá uma chance extra para escolher de maneira o mais democrática possível”, afirma Jorge Kajuru.

Oriovisto Guimarães, senador pelo Podemos do Paraná | Foto: Senado

Na segunda-feira, 13, Kajuru e Oriovisto vão começar a colher assinaturas dos senadores. “Percebo que muitos senadores estão interessados. Alguns deles do MDB”, frisa Kajuru.

“A ideia do projeto é do senador Marcelo Costa e Castro, do Piauí. Ele foi ministro da Saúde e tem doutorado em Medicina”, conta Kajuru.

(Uma curiosidade: Kajuru e Oriovisto nasceram em São Paulo. O primeiro é de Cajuru, e tem 60 anos. O segundo é de Batatais, e tem 76 anos.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.