Palmerston e Fabrizio da Construtora podem ser alternativas a Marra e Magal em Caldas Novas

21 maio 2023 às 00h02

COMPARTILHAR
O quadro político de Caldas Novas está polarizando entre o prefeito Kleber Marra (MDB) — que conta com o apoio da deputada federal Magda Mofatto — e o ex-prefeito Evandro Magal (Patriota).
Kleber Marra é um candidato forte, sobretudo por contar com a estrutura da máquina e terá o apoio de Magda Mofatto. A deputada tem força política na cidade. Sua estrutura é gigante.
Mas o prefeito não empolga os eleitores. Ele é visto como bem-intencionado, mas também como “lento” para decidir e agir. Quase tudo para o prefeito não é para ontem, e sim para depois de amanhã.
Porém, seu principal adversário, Evandro Magal, também não agrada muito. Pode até ganhar, mas será um retrocesso, em termos de probidade administrativa e métodos modernos de gerir uma prefeitura. O ex-prefeito é populista e, quando no poder, faz uma gestão que “maquia” a cidade, mas não a torna moderna. Sua vitória, se acontecer, não será um passo adiante, e sim atrás, de Caldas Novas.
Ante dois candidatos problemáticos, outros nomes começam a ser ventilados: Fabrizio “da Construtora” Silva (com o apoio do vereador Marinho Câmara, vice-presidente do Legislativo municipal) e Marquinho Palmerston.
Fabrizio da Construtora não é político, mas tem experiência como gestor na iniciativa privada. É tido como um empresário moderno e realizador. Ele quer mesmo disputar? Uma fonte categorizada de Caldas Novas afirma que “sim”. Porém, como sabe que é preciso ter grupo, porque não se ganha eleição sozinho, certamente só será candidato se formatar uma frente ampla.
Marquinho Palmerston foi deputado estadual e tem experiência política. Ele integra uma família de empresários bem-sucedidos. É jovem e moderno. Poderia contribuir para modernizar Caldas Novas — cujo turismo avançado, de primeiro mundo, esconde, por vezes, que a política local é atrasada (daí Evandro Magal ainda ser discutido pelos eleitorais). Pode-se sugerir que a economia de Caldas Novas é moderníssima e que a política não a acompanha. Pelo contrário, às vezes trava a cidade, sua expansão.
Dois políticos da cidade dizem que, apesar de ser lento, “pelo menos Kleber Marra não está roubando”. “Quando um prefeito de Caldas Novas não rouba, é um avanço e tanto”, diz um vereador. “Se Magal for eleito, o que se terá? As mesmas denúncias de sempre. Magal é a vanguarda do atraso.”