Osvaldo Júnior pode disputar a Prefeitura de Rio Verde pelo PSD de Vanderlan?
04 fevereiro 2024 às 00h02
COMPARTILHAR
Engana-se quem pensa que Osvaldo Fonseca Júnior, de 41 anos, é uma galinha morta para a disputa da Prefeitura de Rio Verde, em 6 de outubro de 2024, daqui a oito meses. Em 2020, enfrentando uma pedreira — o prefeito Paulo do Vale (51,07% dos votos válidos —, o jovem médico conquistou 41,91%.
Fica a ressalva de que, em 2020, contou com o apoio da estrutura do MDB, então seu partido — presidido pelo hoje vice-governador Daniel Vilela.
Osvaldo Júnior às vezes aparece amador, mas é só aparência. Ele é um articulador político hábil. Fez o impossível para se filiar ao PL, chegando a conversar com o presidente Jair Bolsonaro, mas acabou vetado pelo senador Wilder Morais, que preferiu entregar o partido para o ex-deputado estadual Lissauer Vieira, alegando que o médico tem escassa experiência política e não tem o apoio do Agro.
Ao deixar o MDB, e sem conseguir se filiar ao PL de Bolsonaro, Osvaldo Júnior se filiou ao Republicanos. Mas agora pintou insegurança: o Republicanos vai mesmo bancá-lo para prefeito? Em busca de apoio, o político de Rio Verde esteve em Anápolis, onde conversou com o presidente estadual do partido, o prefeito Roberto Naves. Lá, teria recebido a garantia de que Roberto Naves não vai apoiar o candidato do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela a prefeito de Rio Verde — o médico Wellington Carrijo.
Mesmo assim, cauteloso, Osvaldo Júnior abriu conversações com o senador Vanderlan Cardoso (que não apoia Lissauer Vieira, do PL). Se perceber que, apesar dos congraçamentos públicos, o Republicanos pode rifá-lo, acabando por bandear-se para o lado do candidato apoiado pelo prefeito Paulo do Vale, do União Brasil, o médico não hesitará em se filiar ao PSD para disputar a Prefeitura de Rio Verde.
Há um clima de insegurança na base de Osvaldo Júnior em relação à fidelidade do Republicanos. “No Republicanos é assim: dorme-se poderoso e acorda-se sem poder algum. No Republicanos confia-se desconfiando”, afirma um ex-prefeito. “O poder no Republicanos fica mais fora do que em Goiás”, acrescenta.
Um integrante do PSD afirma que Osvaldo Júnior está bem próximo do Partido Social Democrático. Um de seus aliados, Fernando Duarte, tem articulado com o senador Vanderlan Cardoso. (E.F.B.)