Favorito para a disputa da Prefeitura de Catalão, Velomar Rios, do MDB, voa em céu de brigadeiro.

Como se fosse uma espécie de Max Verstappen da política, duas voltas na frente, Velomar Rios pilota tranquilo. Comenta-se que, modesto, tem barrado aqueles que, desde já, querem presenteá-lo com “o” terno da posse. Sem vaidades extremas, exceto as normais, o ex-prefeito sabe que não se ganha eleição por antecipação. Por isso, continua trabalhando, reunindo-se com aliados e buscando novos apoios.

Elder Galdino: pré-candidato a prefeito pelo Republicanos | Foto: Divulgação

Se Velomar Rios está duas voltas na frente de Elder “Lando Norris” Galdino, do Republicanos, e três voltas na frente de Renato “Charles Leclerc” Ribeiro, do PL, com um discurso moderado, falando em modernização continuada de Catalão e em continuidade com mudança, os adversários derrapam forte nas pistas.

O pecuarista Elder Galdino, orientado por Gustavo Sebba e Jardel Sebba — este, pai de sua vice, Marília Sebba —, decidiu partir para o ataque contra o prefeito Adib Elias. O que, evidentemente, é um erro crasso de marketing político-eleitoral. Porque o gestor municipal não é candidato.

Renato Ribeiro: pré-candidato a prefeito de Catalão pelo PL | Foto: Divulgação

Ao optar por atacar Adib Elias, Elder Galdino não enfrenta aquele que, de fato, é seu principal adversário — Velomar Rios. O que, para o emedebista, é positivo. Porque, ao não precisar se defender de críticas, pode ficar exclusivamente no campo propositivo — o que tende a agradar os eleitores.

Ainda que mais moderado, o produtor rural Renato Ribeiro também optou por criticar Adib Elias. Ele tem apontado a velha história de que o prefeito não quer restaurar uma estrada que beneficia uma mineradora e parte da população local. A crítica é correta e o prefeito está errado (ainda que tenha razão quando sugere que a empresa, uma gigante que explora uma área do município, precisa contribuir mais para fortalecer o Erário de Catalão).

Mas, insistindo, o adversário de Renato Ribeiro não é Adib Elias, e sim o “simplão” mas astuto Velomar Rios.

Maria Moura: pré-candidata do PT a prefeita de Catalão | Foto: Leoiran/Jornal Opção

O equívoco de Elder Galdino e Renato Ribeiro é repetido pela pré-candidata do PT, Maria Moura. A professora é articulada, tem um discurso afiado, mas comporta-se como se estivesse enfrentando Adib Elias, e não Velomar Rios.

Quais são as vulnerabilidades de Velomar Rios, o candidato a ser batido pelos adversários? Até agora as oposições, tão preocupadas com Adib Elias (por sinal, bem avaliado como prefeito), não perceberam e, por isso, não estão conseguindo apresentá-las.

Lando Norris e Charles Leclerc sabem que o seu principal adversário é Max Verstappen, e não o chefão da Red Bull. A eleição para prefeito será disputada daqui a 77 dias, em 6 de outubro de 2024, num domingo. Há tempo para Elder Galdino, Renato Ribeiro e Maria Moura acordarem. (E.F.B.)