Oposições articulam frente para tentar derrotar Adib Elias em Catalão

Gustavo Sebba, Elder Galdino e Luciano Tampa podem se unir para enfrentar o prefeito e líder do Podemos

Adib Elias: o prefeito é, por enquanto, o favorito| Foto: Reprodução

O quadro político de Catalão começa a mudar. Há pouco tempo, vários nomes pretendiam se apresentar como candidatos da terceira via — alternativos — para enfrentar o prefeito Adib Elias, do Podemos. “Nem Adib Elias nem Jardel Sebba” — era o mantra dos políticos que apostam na renovação.

Gustavo Sebba trabalha para montar uma frente política| Foto: Alego

O pecuarista Elder Galdino, do MDB, e Luciano Tampa, do PL, queriam distância tanto de Jardel Sebba — por consequência, do deputado estadual Gustavo Sebba — e apostavam em candidaturas contra os dois grupos no momento dominantes. Os dois poderiam até se unir, com um vice na vice do outro. Chegaram a conversar a respeito algumas vezes.

Elder Galdino, o pré-candidato do MDB | Foto: Divulgação

De repente, as pesquisas passaram a mostrar que outra realidade se avizinha. Adib Elias permanece como favorito e, até agora, não há nenhum candidato que o ameace. Mais: se as oposições caminharem divididas, o prefeito poderá encomendar o terno da posse. As quantis e qualis indicam que só Adib Elias ganha com a divisão dos oposicionistas.

Com a realidade batendo à porta, com seus duros recados, as oposições reabriram as conversações. A tendência é que saiam tão-somente dois (ou no máximo três) candidatos a prefeito.

Luciano Tampa, pré-candidato a prefeito pelo PL | Foto: Portal Serra Dourada News

O tucano Gustavo Sebba voltou a ser aceito nas conversações. A tese é: quem estiver melhor, com perspectivas de realmente derrotar Adib Elias — por isso, não bastam pesquisas quantitativas; as qualitativas darão um retrato mais amplo dos eleitores e a respeito de qual candidato consideram estruturalmente mais forte —, deve ser o candidato. Portanto, o nome das oposições para enfrentar o prefeito pode ser Gustavo Sebba, Elder Galdino ou Luciano Tampa.

No momento, dois pré-candidatos correm por fora — nãopróximos de Gustavo Sebba, Elder Galdino e Luciano Tampa. Luiz Sampaio, do Podemos, e Giovani Cortopassi não definiram se vão compor com o frentão. A tendência é que pelo menos um deles seja candidato contra Adib Elias e um candidato do frentão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.