O PSL pode trocar de Major para deputado federal em 2022: Vitor Hugo por Araújo

Major Vitor Hugo brigou com seu principal general eleitoral, Delegado Waldir, que agora é aliado de Major Araújo

Eleitoralmente, o deputado Major Vitor Hugo é considerado mais pesado do que um elefante adulto. Como está ligado ao presidente Jair Bolsonaro, fica-se com a impressão de que se trata de um político forte. Mas não é. Porque esquece de um lema caro à política: só é forte na política quem é forte na província. A força não vem da Corte — Brasília. O parlamentar parece que está se iludindo com a adulação interesseira da capital federal. Só que os que circulam na cidade construída por Juscelino Kubitschek, Lucio Costa, Oscar Niemeyer e Israel Pinheiro, com o apoio de milhares de candangos, não votam em Goiás. Votam em vários outros Estados, e inclusive em Brasília, mas poucos, quase nada, votam no seu Estado de origem política.

Major Araújo e Delegado Waldir Soares: aliados para 2020 e 2022 | Fotos: Reproduções

Em 2018, Major Vitor Hugo foi eleito com os votos do deputado federal Delegado Waldir Soares, do PSL. Enquanto Delegado Waldir obteve quase 300 mil votos, porque é tremendamente popular, o desconhecido Major Vitor Hugo recebeu 30 mil votos — que, a rigor, não daria para elegê-lo a deputado estadual. Na verdade, foi carregado pelo colega.

Entretanto, uma vez em Brasília, ao frequentar os salões do Palácio do Planalto, Vitor Hugo abandonou o Delegado Waldir, optando por ficar ao lado do presidente Jair Bolsonaro, a fonte da qual obtém poder hoje. Mas, em 2022 — daqui a dois anos e alguns dias —, como ficará o Major? Ficará “Menor”? Sua situação é complicada. Em qualquer outro partido, se obtiver menos de 90 mil votos, não será reeleito. A volta de Jair Bolsonaro para o PSL poderá ajudá-lo. Porque o gestor nacional pode forçar o partido a bancá-lo.

Major Vitor Hugo e Delegado Waldir Soares: o primeiro abandonou quem o elegeu | Fotos: Reproduções

Mas há um “drummond” no meio do caminho de Vitor Hugo: o deputado estadual Major Araújo. Há quem postule que Delegado Waldir vai disputar mandato de senador, e, com as votações que obteve em 2014 e 2018, tem cacife para tanto. Mas, se disputar mandato de deputado federal, pode bancar Major Araújo para deputado federal. Não há dúvida que a tendência é que Major Araújo, por ter mais história política, tenha mais votos do que Vitor Hugo.

Frise-se que Major Araújo vai disputar a Prefeitura de Goiânia. Mesmo que não seja eleito, seu nome ficara mais conhecido, portanto mais forte, na capital do Estado — uma cidade que tem quase 1 milhão de eleitores. A situação de Victor é preocupante. É possível que os eleitores e o PSL vão trocar de Major — o Hugo pelo Araújo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.