O PSL pode trocar de Major para deputado federal em 2022: Vitor Hugo por Araújo

23 agosto 2020 às 00h00

COMPARTILHAR
Major Vitor Hugo brigou com seu principal general eleitoral, Delegado Waldir, que agora é aliado de Major Araújo
Eleitoralmente, o deputado Major Vitor Hugo é considerado mais pesado do que um elefante adulto. Como está ligado ao presidente Jair Bolsonaro, fica-se com a impressão de que se trata de um político forte. Mas não é. Porque esquece de um lema caro à política: só é forte na política quem é forte na província. A força não vem da Corte — Brasília. O parlamentar parece que está se iludindo com a adulação interesseira da capital federal. Só que os que circulam na cidade construída por Juscelino Kubitschek, Lucio Costa, Oscar Niemeyer e Israel Pinheiro, com o apoio de milhares de candangos, não votam em Goiás. Votam em vários outros Estados, e inclusive em Brasília, mas poucos, quase nada, votam no seu Estado de origem política.

Em 2018, Major Vitor Hugo foi eleito com os votos do deputado federal Delegado Waldir Soares, do PSL. Enquanto Delegado Waldir obteve quase 300 mil votos, porque é tremendamente popular, o desconhecido Major Vitor Hugo recebeu 30 mil votos — que, a rigor, não daria para elegê-lo a deputado estadual. Na verdade, foi carregado pelo colega.
Entretanto, uma vez em Brasília, ao frequentar os salões do Palácio do Planalto, Vitor Hugo abandonou o Delegado Waldir, optando por ficar ao lado do presidente Jair Bolsonaro, a fonte da qual obtém poder hoje. Mas, em 2022 — daqui a dois anos e alguns dias —, como ficará o Major? Ficará “Menor”? Sua situação é complicada. Em qualquer outro partido, se obtiver menos de 90 mil votos, não será reeleito. A volta de Jair Bolsonaro para o PSL poderá ajudá-lo. Porque o gestor nacional pode forçar o partido a bancá-lo.

Mas há um “drummond” no meio do caminho de Vitor Hugo: o deputado estadual Major Araújo. Há quem postule que Delegado Waldir vai disputar mandato de senador, e, com as votações que obteve em 2014 e 2018, tem cacife para tanto. Mas, se disputar mandato de deputado federal, pode bancar Major Araújo para deputado federal. Não há dúvida que a tendência é que Major Araújo, por ter mais história política, tenha mais votos do que Vitor Hugo.
Frise-se que Major Araújo vai disputar a Prefeitura de Goiânia. Mesmo que não seja eleito, seu nome ficara mais conhecido, portanto mais forte, na capital do Estado — uma cidade que tem quase 1 milhão de eleitores. A situação de Victor é preocupante. É possível que os eleitores e o PSL vão trocar de Major — o Hugo pelo Araújo.