O fator Ronaldo Caiado coloca Mabel como favorito para prefeito de Goiânia
08 setembro 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
O candidato do União Brasil a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, tem uma série de trunfos. Conta com um exército eleitoral — dezenas de candidatos a vereador que circulam, todos os dias, pelos bairros da capital levando o nome do postulante do UB aos eleitores. Tem o apoio do maior número de partidos.
Mas o fator decisivo é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil. Ele é conhecido na capital com o gestor que resolveu o problema da segurança pública e melhorou a saúde e a educação, além de cuidar bem do social.
Com o programa de televisão, no horário gratuito dos partidos, ficou evidente que o candidato de Ronaldo Caiado é Sandro Mabel. Bastou a conexão ser evidenciada, e o quadro, de repente, mudou. Uma reviravolta, uma virada eleitoral espetacular.
Sandro Mabel já aparece empatado tecnicamente, em primeiro lugar, com Adriana Accorsi, do PT, e Vanderlan Cardoso, do PSD. Mas é o único que segue em ascensão e, por isso, tende a ir para o segundo turno em primeiro lugar.
Antes a pergunta correta era: “Quem vai enfrentar Adriana Accorsi no segundo turno?” Agora, parece que a pergunta deve ser refeita: “Quem vai enfrentar Sandro Mabel no segundo turno?” Tanto pode ser Adriana Accorsi quanto Vanderlan Cardoso. Pelos dados, pela mudança no quadro eleitoral, tudo indica que um deles ficará fora do segundo turno.
(Caiado é tão forte que, na sua propaganda, Vanderlan Cardoso colocou uma mulher para dizer que o apoia para presidente da República, mas que, para prefeito, votará no senador. Noutras palavras, o postulante do PSD está sugerindo que aprova Ronaldo Caiado para presidente e que busca uma conexão com ele.)
Consta que Adriana Accorsi pode apoiar Vanderlan Cardoso no segundo turno. Mas suspeita-se que, se a disputa for entre Sandro Mabel e Adriana Accorsi, o senador pode acabar ficando com o primeiro. Porque o postulante do União Brasil contribuiu, no início da vida empresarial de Vanderlan Cardos, para fortalecê-lo. Quando era deputado federal, Sandro Mabel viabilizou a gestão de Vanderlan Cardoso como prefeito de Senador Canedo.
Mas há, claro, o fato das ligações de Vanderlan Cardoso com o presidente Lula da Silva, que nomeou alguns de seus aliados para cargos de proa tanto na Codevasf quanto na Agência Nacional de Mineração. (E.F.B.)