Primeiro suplente de deputado federal pelo PT, o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás Edward Madureira bate um bolão sobre educação, política e, sim, futebol.

“Desde 1970, nunca deixei de assistir um jogo da seleção brasileira em Copa do Mundo. Sempre dou um jeito de ver as partidas”, afirma. Aos 7 anos, em 1970, viu o Brasil de Pelé, Gérson (o segundo nome que citou), Jairzinho, Rivellino, Tostão e Clodoaldo ser tricampeão no México. Ficou encantado com a seleção do tri. “Pelé jogava o fino, com uma inteligência rara”, assinala.

Casemiro: o volante que pensa o jogo da Seleção Brasileira | Foto: Reprodução

O “técnico” Edward Madureira, que tem Brasil no sobrenome, já jogou futebol. Agora, aos 59 anos, pendurou as chuteiras. “A seleção brasileira atual é consistente. É mais ‘defensiva’, mas tem tudo pra lá chegar e ser campeã. Quando está completo, o time é muito bom — tem conjunto e, ao mesmo tempo, jogadores decisivos.”

Mas, afinal, quem é o craque da seleção? Se pensou em Neymar, Vini Jr. e Rodrygo, errou, longe. Edward Madureira afirma que o craque do time é o volante Casemiro. “Casemiro é como o Gérson de 1970. Ele tem visão de jogo, percebe as nuances da partida, tem um passe certeiro e ainda faz gols. É um grande jogador, porém, como não é dado a firulas, nem é sempre é o mais elogiado pelos comentaristas e torcedores. Mas é ‘o’ e ‘a’ cabeça do time.”

Van Dijk: zagueiro é o craque da Holanda | Foto: Reprodução

Para Edward Madureira, a segunda grande estrela é Richarlison, o centroavante que, no primeiro jogo, fez dois gols. “Um deles foi uma ‘pintura’”, afirma o “comentarista”. “A impressão que tenho é que Richarlison vai deixar Neymar para trás. Vai ser o goleador do time e, quem sabe, o artilheiro da Copa. Ele vai brilhar. Anote e me cobre depois.”

Neymar é craque? “Trata-se, claro, de um bom jogador. Ele é criativo, mas enfeita demais. É menos produtivo do que Messi, o craque da Argentina, e Cristiano Ronaldo, o craque de Portugal. Outro problema de Neymar é que, aos 30 anos, deveria liderar o time. Porém, quem lidera de fato é Casemiro, que é um jogador e indivíduo maduro”, postula o ex-reitor da UFG. “Observe a fala de Casemiro. Ele não excede. Fala o justo.”

Quem será o craque da Copa? “Ainda não dá para saber. Porque o craque será definido nos duelos entre as grandes seleções. Acredito que Casemiro e Van Dijk estão no páreo. O zagueiro holandês é muito bom”, afirma Edward Madureira.

Detalhe: Edward Madureira é torcedor — incondicional — do Goiânia.