O advogado que pode substituir Ricardo Salles no Ministério do Meio Ambiente

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido Novo, pode bancar Antônio Claret Jr. para o cargo

O novo ministro do Meio Ambiente pode ser o advogado Antônio Claret Jr. O presidente Jair Bolsonaro afirma que o ministro Ricardo Salles está “prestigiado” — o mesmo que disse de Abraham Weintraub e Ernesto Araújo, ex-ministros da Educação e das Relações Exteriores, respectivamente.

Antônio Claret disse à revista “Veja” que está focado na terra de Carlos Drummond de Andrade. “Nesse momento estou focado em Minas Gerais, mas me sinto muito honrado em meu nome ventilado para um cargo tão importante em um país que tem tudo para liderar a revolução ambiental mundial”, frisou.

Antônio Claret Jr.: cotado para ministro do Meio Ambiente | Foto: Reprodução

Antônio Claret Jr. é diretor-geral da Agência Reguladora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae) de Minas Gerais e já foi subsecretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do governo do Estado de Minas. Filiado ao partido Novo, pertence ao grupo político do governador do Estado, Romeu Zema (Novo). Minas tem o segundo maior eleitorado do país e Zema é o favorito para a disputa em 2022.

Há quem aposte que Ricardo Salles está em queda livre. Mas também que Bolsonaro não quer e não pode deixá-lo desamparado — correndo risco de prisão, se deixar o cargo de ministro. Ele é tido como bolsonarista radical, mas, se for colocado de lado, sem amparo, pode sair dizendo que tudo que fez foi sob ordens do presidente da República.

Uma fonte de Brasília sugere que o cargo de ministro do Meio Ambiente será negociado com o Centrão de Arthur Lira PP), Ciro Nogueira (PP) e Valdemar Costa Neto (PL).

Dado o crescimento de Lula da Silva nas pesquisas de intenção de voto, Bolsonaro se tornará cada vez mais dependente dos líderes do Centrão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.