Neto de Iris Rezende pode disputar mandato de vereador em Goiânia
03 setembro 2023 às 00h01
COMPARTILHAR
Os ex-governadores Maguito Vilela e Iris Rezende, ambos do MDB, queriam deixar herdeiros na política de Goiás.
Maguito Vilela saiu na frente e deixou Daniel Vilela, que já foi vereador em Goiânia, deputado estadual, deputado federal e, agora, é vice-governador do Estado — além de presidente do MDB.
Em 2026, Daniel Vilela deverá ser candidato a governador, com amplas possibilidades de ser eleito. Primeiro, porque terá o apoio do governador Ronaldo Caiado, do União Brasil. Segundo, porque deve disputar o pleito estando no poder, como governador.
Embora tenha vivido mais tempo do que Maguito Vilela, Iris Rezende não formatou um sucessor. Em 2023, a advogada Ana Paula Rezende — que alguns chamam de Ana Paula do Iris — esboçou uma reação e colocou seu nome para a disputa da Prefeitura de Goiânia.
Porém, como as pesquisas apontam que tem menos de 5% das intenções de voto, além do que seu nome não empolgou o MDB e a base governista, Ana Paula retirou o time de campo. Chegou a dizer que pode disputar mandato de vereadora.
Na verdade, ao renunciar, Ana Paula fez uma jogada de alto risco e pode ter se dado mal. Ela articulou para que um grupo de emedebistas pedisse a sua volta — no estilo de Jânio Quadros, o de 1961 — à disputa. Mas tudo indica que não conseguiu motivar os emedebistas — que já falam em lançar Jânio Darrot para prefeito ou admitem apoiar o deputado Bruno Peixoto, se este for bancado pelo governador Ronaldo Caiado.
Se Ana Paula não tem muita disposição para a política — que exige contatos frequentes com lideranças e com o povão (ela aprecia mais reuniões de gabinete, onde, a rigor, se faz planos, mas não política do real) —, seu filho com Frederico Craveiro Peixoto, Daniel Craveiro Rezende, é um entusiasta.
Daniel Rezende é apaixonado por política. Ele entrou para a faculdade de Engenharia este ano. É um garoto inteligente, simpático e entende de política. Se Ana Paula não for candidata a vereadora, a tendência é que Daniel Rezende seja o candidato — já em 2024 ou em 2028 (ou então pode ser candidato a deputado estadual em 2026). Se depender do pai, o jovem se formará em Engenharia e só depois se envolverá na política, que, como se sabe, é altamente absorvente. Mas tudo indica que a vocação do menino é mesmo a política, e não a Engenharia.
Sempre sorridente, com papo firme e descontraído, Daniel Rezende, tudo indica, é o futuro — político — da família Rezende-Peixoto Craveiro. O mais provável é que, ao final, Ana Paula tenha de se contentar em ser cabo eleitoral do estudante de Engenharia.
É provável que no futuro surja a chapa Dan-Dan. Ou seja, Daniel do Maguito Vilela e Daniel do Iris Rezende. (E.F.B.)