Não procede que Iris Araújo assumirá vaga de deputada ou será secretária de Caiado

Convocar três deputados para arranjar uma vaga para a emedebista em Brasília? Uma ideia que contraria o bom senso

O mercado persa da política, notadamente setores próximos do Paço Municipal, disseminam duas histórias que, a rigor, são fakes news.

Primeiro, dizem que Ronaldo Caiado vai convocar três deputados federal recém-eleitos — João Campos (PRB), Adriano do Baldy (PP) e Alcides Ribeiro (PP) — para que Iris Araújo (MDB), de 75 anos, mulher do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, assuma uma vaga na Câmara dos Deputados. Puro fake news que esbarra na realidade. O próximo governador não vai montar um secretariado quase que exclusivamente com deputados unicamente para arranjar uma vaga para a emedebista. Pelo menos dois não querem cargos no secretariado. Querem ir e vão para Brasília. Ademais, por qual motivo Caiado premiaria com cargos três políticos que lhe fizeram oposição na eleição de 7 de outubro? O que diriam os companheiros de jornada? No mínimo, diriam que Caiado não é leal. E o senador é conhecido exatamente por ser leal.

Segundo, embora Caiado não fale sobre o assunto, dada sua discrição habitual, dificilmente indicará Iris Araújo para uma secretaria. Político experimentado, o líder do DEM sabe que não se nomeia uma pessoa que, depois, não se terá como demitir. Geraria uma crise de grande proporçao com Iris Rezende. Depois, qual expertise que a emedebista levaria para o governo do democrata? Como ele afirma que fará um governo mais técnico, possivelmente não há espaço para Iris Araújo na equipe. Claro, se perguntado, irá elogiá-la. Mas, quanto a cargo, é muito difícil.

Terceiro, há iristas que se empenharam na campanha de Caiado, e não apenas na última hora (ao contrário de Iris Araújo, que aderiu no último minuto da prorrogação). Entre eles estão: Adib Elias, José Nelto, Samuel Belchior e Lívio Luciano. Um deles — ou até dois — deve ser secretário do governo de Caiado. Num posto de proa.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.