Ministro da Justiça revela que extremista planejou matar Lula no dia da posse
24 fevereiro 2023 às 21h31
COMPARTILHAR
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirma que o radical de direita George Washington de Oliveira Sousa planejou assassinar o presidente Lula da Silva (PT) no dia da posse, em 1º de janeiro deste ano.
George Washington, de extrema direita e bolsonarista, está preso, desde dezembro de 2022, sob acusação de organizar atentado terrorista no Aeroporto de Brasília. Como a bomba foi descoberta, o atentado não aconteceu. O empresário, de 54 anos, disse à Polícia Civil do Distrito Federal que planejava “dar início ao caos”, cujo objetivo era gerar a “decretação do estado de sítio no país”.
Mensagens obtidas pela Polícia Federal indicam que George Washington treinou com armas e tentou conseguir instruções a respeito de como atirar de fuzil de longa distância.
“Esse cidadão que está preso, da bomba, do aeroporto, no dia 24 [de dezembro], ele estava fazendo treino e obtendo instruções de como dar um tiro de fuzil de longa distância. Havia realmente atos preparatórios para a execução de um tiro que provavelmente ia ser um tiro no dia da posse”, sublinha Flávio Dino.
A entrevista de Flávio Dino foi concedida ao jornal “O Estado de S. Paulo”.