Ministério da Defesa cassa medalha concedida a José Genoíno e a Valdemar Costa Neto

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira

Cezar Santos

José Genoino: ex-presidente do PT

O ministro da Defesa, Raul Kungmann, assinou portaria excluindo do quadro da Medalha da Vitória os ex-deputados José Genoíno Neto, do PT, e Valdemar Costa Neto, do PR.

José Genoino tinha sido condecorado pelo Exército em 2011, com a Medalha da Vitória, quando Nelson Jobim era ministro da Defesa. Jobim, hoje cotado para suceder Temer em caso de eleição indireta, disse então que a escolha foi sua e que foi a primeira vez que um ex-guerrilheiro do Araguaia recebia a distinção.

Valdemar Costa Neto e um “brasileiro”

Réu no processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), José Genoino não se reelegeu deputado federal naquele ano e tinha sido nomeado assessor especial de Nelson Jobim. O petista foi condenado em 2012 a quatro anos e oito meses de prisão e cumpriu parte de sua pena em regime domiciliar. Em 2015, o STF extinguiu a pena do ex-presidente do PT, com base no indulto natalino que a então presidente da República Dilma Rousseff concedeu a José Genoino.

Valdemar da Costa Neto, um dos principais agentes nos esquemas de corrupção nos últimos anos, também tinha sido condenado e igualmente indultado por Dilma Rousseff.

A exclusão de José Genoíno e Valdemar Costa Neto foi publicada na edição do Diário Oficial da União de quinta-feira, 25.

Texto do Diário Oficial

GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA No – 2.138/GM/MD, DE 23 DE MAIO DE 2017

O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, conforme disposto no Decreto nº 5.023, de 23 de março de 2004, e na Portaria nº 982/MD, de 16 de agosto de 2005, resolve: Excluir do Quadro da Medalha da Vitória, a contar da data ao lado de seu nome, os seguintes agraciados:

JOSÉ GENOÍNO NETO – 26 de abril de 2011 VALDEMAR COSTA NETO – 09 de maio de 2005

RAUL JUNGMANN

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Madre Superiora

Esse delator se deu mal.