Definida como o estado de normalidade que permite o usufruto de direitos e o cumprimento de deveres, a segurança pública é uma das principais prioridades apontadas pela população goiana. Apesar das melhorias nos últimos anos, por conta da queda no número de ocorrências de diversos tipos de crime, o tema ainda é destaque no que tange a preocupação das pessoas.

Nas eleições deste ano, três representantes militares do PTB e do Podemos aparecem na disputa dos votos goianos com chances concretas de se elegerem: o coronel Helbingen (PTB), que se tornou conhecido dos goianos pelo trabalho realizado no Corpo de Bombeiros; o tenente-coronel Edson Melo (Podemos), e o tenente-coronel Clécio Teles (PTB). Dos três, Helbingen leva alguma vantagem por ter atuado numa corporação entre as entidades mais simpáticas junto à opinião pública.

Seguindo os passos da última eleição que elegeu 72 militares em todo o país, a cargos de deputado estadual, federal e senador, as eleições deste ano tendem a seguir a mesma linha. No estado de Goiás, três nomes estão entre os mais cotados para a Câmara Federal.

Coronel Helbingen (PTB)

O ex-chefe Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) por quase 8 anos (de 2011 a 2018), Coronel Helbingen é pré-candidato a deputado federal. Com 27 anos de corporação e 35 de carreira militar, já foi membro do Conselho Diretor da Organização de Bombeiros Americanos, e passou a participar do processo de tomada de decisões que tangem ao progresso e desenvolvimento em prol de todos os bombeiros do continente americano. Com a vida dedicada a servir o próximo, seu foco é a melhoria do serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros e na motivação do profissional que presta socorro à população.

Tenente-Coronel Edson Melo (Podemos)

Ex-chefe de segurança do governador Ronaldo Caiado, Edson tornou-se conhecido ao coordenar a operação “Caçada ao Lázaro”, que durou cerca de 20 dias e terminou com o criminoso morto. Com um perfil polêmico, o tenente é a favor do armamento da população, da legítima defesa, além da castração química para estupradores. Grande defensor do empoderamento da polícia no combate ao crime, o tenente é um dos nomes fortes ao pleito.

Tenente-Coronel Clécio Teles (PTB)

Clécio Teles foi diretor do Colégio Estadual da Polícia Militar Colina Azul, em Aparecida de Goiânia, ganhou notoriedade após vídeos mostrarem estudantes carregando telhas em cima do telhado da escola sem nenhum tipo de equipamento de proteção. Esteve a frente do colégio por 5 anos, promoveu reformas estruturais e tem como base a disciplina rígida “Sociedade sem disciplina é fracassada”,