Michael Sandel diz que Judiciário forte é contraponto a políticos autoritários, como Bolsonaro

05 junho 2020 às 11h11

COMPARTILHAR
“É importante que o Judiciário permaneça forte e independente, mesmo durante uma crise de saúde pública”, diz professor de Harvard
O filósofo Michael Sandel concedeu entrevista à revista “Veja”. Ele critica a onda populista, que busca retirar a autonomia da sociedade, e defende um Judiciário forte. Porque, afirma, um Judiciário independente é o contraponto adequado aos arroubos autoritários de certos dirigentes, como o presidente Jair Bolsonaro.

O professor de Harvard comenta sobre Bolsonaro e Donald Trump: “Existem muitas semelhanças nas respostas de Donald Trump e Jair Bolsonaro à crise do coronavírus. Ambos procuraram subestimar ou minimizar o perigo do vírus. Eles também desafiaram a autoridade dos governadores e Estados ao exigir distanciamento social. Ambos ficaram frustrados com especialistas em saúde e médicos cujas opiniões contradizem a deles. Uma liderança forte em uma pandemia como esta requer qualidades de empatia e caráter que muitas vezes parecem ausentes nas respostas de Trump e Bolsonaro à crise”, afirma o professor da Harvard”.