Mendanha vai ganhar em Aparecida por W.O.? Cairo Salim quer disputar com o prefeito
19 abril 2020 às 00h01
COMPARTILHAR
Glaustin da Fokus retirou o time de campo. Porque consultou “madame” pesquisa. Cairo Salim pode jogar para cumprir tabela
Em Aparecida de Goiânia há um consenso entre o governismo, forte, e a oposição, fraca: o prefeito Gustavo Mendanha, do MDB, tende a ser eleito no primeiro turno. Não há um adversário à altura do prestígio político do gestor do município. Ele é tido como “o candidato hors concours” e, se brincar, pode ganhar por W.O., quer dizer, por não comparecimento da oposição.
O deputado federal Glaustin da Fokus circulou pelos palácios do governo do Estado e, de lá, saía dizendo que disputaria com Gustavo Mendanha. Aí, verificava as pesquisas, e percebia que, apesar de bem votado para o Parlamento, para prefeito dava traço. Arranjou um argumento qualitativo: a Assembleia de Deus, sua igreja, não queria vê-lo disputando contra outro evangélico — Gustavo Mendanha. Mas o que o pôs para baixo mesmo foi “madame pesquisa”. Frise-se que o empresário tem uma atuação qualitativa como deputado.
Na falta de um candidato competitivo, o deputado estadual Cairo Salim circulou, na semana passada, garantindo que será candidato a prefeito de Aparecida. Ele é filiado ao Pros e foi eleito em 2018 com uma votação considerada não muito alvissareira — 18.579 votos.
Instado a explicar por qual motivo Cairo Salim quer disputar, mesmo não exibindo alianças fortes na cidade, um integrante do governismo apresentou uma explicação: “Nós sabemos que o deputado, se for candidato, vai fazer figuração. Mas o governo tem de lançar candidato na cidade que tem o segundo maior eleitorado no Estado. Se não para ganhar, pelo menos para marcar posição e definir seus grupos políticos no município. É uma questão de realismo político. É preciso disputar, mesmo sabendo que as chances de vitória são muito remotas”.
O ex-deputado Vilmar Rocha, presidente do PSD, brinca: “Em Aparecida de Goiânia só encontrei dois tipos de políticos — os que apoiam Gustavo Mendanha e os que estão lutando para apoiá-lo”. O PSD banca Veter Martins para vice-prefeito na futura chapa de Mendanha. Ele é o vice-prefeito atual.