Mendanha aposta no voto útil do bolsonarismo e tenta esvaziar Major Vitor Hugo
20 setembro 2022 às 19h52
COMPARTILHAR
O que mais teme o candidato do Patriota, Gustavo Mendanha, não é perder para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado — o ex-prefeito já estaria conformado com o fato de que o líder do União Brasil tende a ganhar no primeiro turno, de acordo com as pesquisas de intenção de voto responsáveis.
O que Mendanha mais teme é perder o segundo lugar para o candidato do PL a governador, Major Vitor Hugo. Porque, se isto acontecer, sairá “desmoralizado” do pleito. Um de seus aliados postula que perder para um “profissional”, como Ronaldo Caiado, é uma coisa, mas perder para um “amador”, como o postulante do Partido Liberal, é outra bem diferente.
Com o objetivo de não perder o segundo lugar para Major Vitor Hugo, Mendanha está, segundo um deputado estadual e dois integrantes do PL, se apresentando, no interior e nas igrejas evangélicas, como o “verdadeiro” representante do presidente Jair Bolsonaro em Goiás. Portanto, se é o verdadeiro, haveria um “falso”, ou seja, um “fake” — que seria Major Vitor Hugo.
Os aliados de Mendanha dizem que, “como Major Vitor Hugo não tem chance alguma”, é preciso aderir ao voto útil. Por isso, eles pontuam, com anuência de Mendanha, que o candidato do PL é carta fora do baralho. Insista-se: é uma aposta no voto útil.
Por enquanto, Major Vitor Hugo assiste silente à tentativa de desestabilização de sua candidatura. Mas é importante que o deputado federal esclareça os eleitores — quem realmente representa o bolsonarismo em Goiás: o deputado ou o ex-prefeito?