Mendanha “abandona” Professor Alcides e Magda Mofatto “invade” Aparecida

O pano de fundo: Professor Alcides vai apoiar a reeleição do prefeito Vilmar Mariano mas Mendanha e a deputada vão investir noutro candidato

Costuma-se dizer que, na política, não se tem amigos — e sim interesses, aliados e adversários ocasionais.

O deputado federal Professor Alcides Ribeiro, do PL, é aliado de primeira hora de Gustavo Mendanha, pré-candidato a governador pelo Patriota. Poderia ter apoiado o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, mas optou por seguir o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia.

Flávio Canedo, Gustavo Mendanha e Magda Mofatto: articulando forte em Aparecida | Foto: Reprodução

Mas Mendanha está se comportando como quase-amigo, meio-amigo ou, até, mezzo-rival de Professor Alcides.

Se quisesse, Mendanha poderia ter barrado a “entrada” da deputada federal Magda Mofatto, do PL, com seu imenso e portentoso capital, em Aparecida de Goiânia. Porém, fez exatamente o contrário. O ex-prefeito teria incentivado a parlamentar a conquistar o apoio de vários vereadores, supostamente alegando que, com mais de 300 mil eleitores, o município tem votos “para todo mundo”. Um dos argumentos é: “Se não fosse a Magda, empresária de Caldas novas, seria outro candidato a deputado federal, com Márcio Corrêa, do MDB”. Pelo menos, diz-se, são dois aliados de Gustavo pedindo votos na cidade tanto para eles quanto para o pré-candidato do Patriota. Há lógica neste tipo de realismo. O que falta, nele, é empatia pelo Professor Alcides.

Magda Mofatto entrou de sola em Aparecida. Se não fosse a intervenção rápida de Professor Alcides, teria conquistado ainda mais apoio. De cara, a deputada obteve o apoio do presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza, do MDB — que não nutre simpatia alguma pelo prefeito Vilmar Mariano, aliado do deputado —, e de vários vereadores.

Vilmar Mariano e Professor Alcides: aliados em Aparecida | Foto: Reprodução

Dos 25 vereadores, Professor Alcides conseguiu manter o apoio de Amendoim (Vencerlino da Silva Bastos), Arnaldo Leite, Camila Rosa, Cláudio Batista, Diony Nery, Erivelton Contador, Fábio Ideal, Gilsão Meu Povo, Kézio Montalvão, Lelis Pereira e Roberto Chaveiro.

No momento, o deputado tenta reconquistar o apoio dos vereadores Ataídes Neguinho, Élio Bom Sucesso, Getúlio Andrade, José Filho e Sandro Oliveira. Não será fácil. Porque Magda Mofatto apresentou “razões” muito fortes e, quiçá, incontornáveis para conseguir o apoio deles. Há quem postule, inclusive, que o Ministério Público Eleitoral deveria fazer uma investigação para verificar o que realmente aconteceu e está acontecendo na Câmara Municipal de Aparecida.

Um vereador comenta que, brevemente, Professor Alcides dará o troco montando uma estrutura em Caldas Novas, uma das principais bases eleitorais de Magda Mofatto. A ressalva é que o município das águas quentes tem um eleitorado ínfimo se comparado com o de Aparecida. “Cheguei a ouvir que, se receber cerca de 30 mil votos, Magda poderá transferir seu título eleitoral para Aparecida”, afirma o vereador. “Ela inclusive pode bancar André Fortaleza para prefeito na disputa eleitoral de 2024.” O prefeito Vilmar Mariano, ligado a Professor Alcides, pretende disputar a reeleição. Comenta-se também que Mendanha tende a bancar o deputado estadual Max Menezes, do PSD, ou o seu ex-secretário Tatá Teixeira para prefeito.

O fato é que, como não planeja apoiar a reeleição de Vilmar Mariano, daqui a dois anos e cinco meses — um “pulinho”, dizem os políticos —, Mendanha já estaria estruturando outras alternativas. Professor Alcides ficará de um lado, com Vilmar Mariano, e Mendanha e Magda Mofatto do outro, com Max Menezes, Tatá Teixeira ou André Fortaleza.

O certo é que, de alguma maneira, Mendanha “abandonou” Professor Alcides e abriu as portas para a “invasão” de Magda Mofatto (a deputada costumar “emprestar” seus helicópteros para Mendanha articular sua pré-campanha).

Curiosamente, seis vereadores de Aparecida estão se preparando para apoiar a candidatura à reeleição do governador Ronaldo Caiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.