MDB se fortalece e ocupa espaços estratégicos na Câmara Municipal

Eleição de Romário Policarpo é favorável para o Paço. Emedebistas negociaram bem e ocupam postos no Legislativo que vão favorecer gestão de Maguito Vilela

O MDB não terá a presidência da Câmara de Goiânia, mas a soma das posições na estrutura do Legislativo conferirá grande poder ao partido, que terá o comando da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), da Comissão de Finanças e presença em todas as demais comissões importantes, além da primeira vice-presidência da mesa e da primeira secretaria.

Romário Policarpo (Patriota), foi eleito o presidente da Casa contando com a aliança de muitos emedebistas. Inclusive o grupo dos 21 vereadores que trabalharam pela reeleição dele, recebia o apoio do grupo do Prefeito Maguito Vilela (MDB).

Romário, já tem afinidade com o Paço. Possuía boa relação com o ex-prefeito Iris Rezende e seu secretariado (boa parte deve continuar na Prefeitura). Essa proximidade terá continuidade, e fortalece o MDB.

A indicação do líder do Prefeito na Câmara também já foi feita. O vereador Sandes Júnior (PP) será recebido nesta segunda-feira, 4, pelo prefeito em exercício Rogério Cruz (Republicanos) para ser convidado a assumir a função. O posto é parte da composição para a Mesa Diretora. Sandes foi indicado para a liderança pelo Grupo dos 21 após abrir da primeira secretaria para Anselmo Pereira (MDB).

Piorneiro

A recondução de Romário Policarpo para presidência da Câmara Municipal de Goiânia é a quebra um tabu da Casa: nenhum outro vereador havia sido reeleito ainda para um mandato consecutivo entre legislaturas. Francisco Oliveira (atualmente no PSDB) foi presidente duas vezes, mas em biênios seguidos da mesma legislatura.

Cisma
Nos bastidores da eleição da mesa diretora da Câmara de Goiânia, comentava-se muito na sexta-feira a derrota do grupo dos 14 sob o prisma dos articuladores. O bloco liderado por Doutor Gian (MDB) teve como principal articulador o deputado estadual Vinícius Cirqueira (PROS). O curioso é que, em 2018, Cirqueira trabalhou pela eleição de Romário Policarpo. O deputado rompeu com o vereador e trabalhou, sem sucesso, para tirar o ex-aliado da presidência do Legislativo municipal.

Os vereadores Joãozinho Guimarães (SDD) e Anderson Bokão (DEM) receberam a solidariedade do Grupo dos 21 após a eleição da mesa. Eles foram bastante hostilizados por integrantes do Grupo dos 14 durante a eleição da mesa, por terem anunciado apoio a Romário Policarpo dois dias antes da eleição da mesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.