A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (União Brasil), é uma articuladora política hábil. Nesta semana, conquistou, oficialmente, o apoio do MDB para seu projeto de reeleição.

As oposições em Porangatu estão conversando, mas não se definem, como se não estivessem em campo. Fala-se em algumas candidaturas, como a de Márcio Luís da Silva, de Rafael do Charque (Podemos) e de José de Paiva. Entretanto, como não se apresentam oficialmente, Vanuza Valadares vai comendo pelas beiradas, fortalecendo seu projeto político-eleitoral.

O empresário Maurício Amaral — conhecido como Maurício da Gep —, ex-aliado de Márcio Luiz da Silva (que perdeu para Vanuza Valadares em 2020, por menos de 50 votos) — assumiu a presidência do MDB, nesta semana. O que importa não é nem tanto o seu apoio à prefeita — na verdade, já estava apoiando, inclusive com parentes ocupando cargos na prefeitura —, e sim a força do partido, cujo presidente estadual é o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.

Sobretudo, fica evidente que a base governista — leia-se governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela — está alinhada com a reeleição da gestora municipal. Isto significa que Vanuza Valadares tem o apoio de padrinhos fortes, em nível estadual. Não está isolada. O deputado federal José Nelto, do pP, também é um de seus padrinhos.

Um sinal claro de que o MDB estadual está fechado com Vanuza Valadares foi a presença do prefeito de Novo Planalto, Eudes Araújo, no evento em que Maurício Amaral assumiu o comando do partido em Porangatu. O gestor da cidade vizinha é o coordenador regional do MDB e é ligado ao vice-governador Daniel Vilela. Amigos brincam que Eudes é o “Daniel do Norte”.

“Se conseguir manter Eronildo Valadares, seu marido, escondido durante a campanha, Vanuza tem chance de se reeleger”, admite um ex-vereador. “Eronildo, calado, é um poeta; falando, o apocalipse.”

Noutras palavras, Vanuza Valares vai fortíssima para a reeleição, em especial porque está ampliando sua aliança, agregando forças que, antes, eram opositores — caso do MDB. Vale lembrar que a eleição será disputada daqui a oito meses.

O secretário de Obras, Euclides Goianinho, e o médico Thiago Noronha filiaram-se ao MDB. Noronha e Geraldo Santa Rita são cotados para a vide de Vanuza Valadares. (E.F.B.)