MDB no Sudoeste anuncia em 2024 o que acontecerá em todo o estado em 2026
15 dezembro 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
Talvez por ser a terra do agro, e, portanto, do poder econômico, o Sudoeste Goiano manifesta primeiro as tendências políticas que depois se refletem pelo estado. O que tem sido testemunhado na região é a proverbial “virada de página”, o fechamento de um ciclo e início de outro.
Em 1992, a eleição do prefeito Alcides Rodrigues em Santa Helena de Goiás já anunciava a ascenção de um novo grupo político do PSDB em um estado sob comando do MDB desde a década anterior. Por isso, é significativo que a cidade tenha escolhido Iris Parreira (MDB) como prefeito, derrotando o candidato da família Rodrigues, no poder há três décadas. Iris Parreira tem raízes no emedebismo que foi anterior ao grupo de Alcides e Raquel Rodrigues. O pai de Iris Parreira, Gercino Parreira, foi prefeito pelo MDB, o nome de Iris é uma homenagem ao emedebista histórico.
Em Mineiros, o prefeito Aleomar Rezende (MDB), que tem mais de 90% de aprovação, foi reeleito. Em Maurilândia, cidade do Sudoeste com 14 mil habitantes, o prefeito, Wanderval, é do MDB; o vice-prefeito, Raimundo Marinheiro, também é do MDB; o presidente da Câmara será o vereador Fabinho, também do MDB.
Rio Verde reforça a tese de que o que acontece no Sudoeste, acontece depois em Goiás. Na cidade, que é a “capital” da região, Paulo do Vale (UB) sai de um segundo mandato muito bem aprovado e deixa o poder a seu sucessor, Wellington Carrijo (MDB).
Ao fim do segundo semestre de 2024, Paulo do Vale terá inaugurado mais de 90 obras, deixando quase 30 outras para serem inauguradas por seu sucessor. Além das entregas, Paulo do Vale destaca que deixará dinheiro em caixa a administração de seu sucessor e aliado. A situação anuncia aquela que Ronaldo Caiado (UB) e Daniel Vilela (MDB) vão reencenar em 2026.
(I.C.W)