Rafael do Charque. Rafa do Charque. Rafael Prado Corrêa, de 35 anos, deve ser candidato a prefeito de Porangatu pelo MDB.

Rafael Prado Corrêa esteve em Goiânia e conversou demoradamente com o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, presidente do MDB. Saiu da reunião como presidente do MDB de Porangatu. Sobretudo, de acordo com Daniel Vilela — que conta com o apoio do empresário e advogado Marcio Luis da Silva —, o empresário está credenciado, desde já, para a disputa da Prefeitura de Porangatu em 2024, daqui a um ano e seis meses.

Numa visita à redação do Jornal Opção, Rafael Prado Corrêa contou que sua família dirige a Bello Charque Alimentos, que emprega mais de 140 trabalhadores. “Nós vendemos charque em Goiás, mas principalmente nas regiões Nordeste e Norte do país”, informa.

Paulista de Araçatuba, e porangatuense por adoção — “paixão à primeira vista” (tanto que vai se casar, brevemente, com uma moradora da cidade) —, Rafael Prado Corrêa e familiares instalaram a empresa em Porangatu há 14 anos. “Fala-se em descentralizar o desenvolvimento de Goiás e a Bello Charque é uma prova de que isto é possível. A empresa, até pelo clima do município, adaptou-se bem à região Norte. O município de Porangatu é inteiramente adequado para o nosso tipo de empreendimento”, ressalta.

Por que Rafael Prado Corrêa — que não se importa ser conhecido (daí Rafael do Charque e Rafa do Charque) por aquilo que produz (compareceu à redação vestido com uma camisa com o nome da empresa) — decidiu se tornar político? “Na verdade, todos nós somos políticos. E considero a política uma atividade apaixonante, sobretudo porque é uma forma de fazer o bem para todos, à coletividade”, afirma.

Daniel Vilela e Rafael do Charque, em Goiânia | Foto: Divulgação do MDB

O empresário diz que tem estudado a economia de Porangatu com atenção, observando suas vocações e, ao mesmo tempo, pensando que vocações podem ser acrescentadas. “O comércio e o setor de serviços são fortes na cidade, como, aliás, em todo o país. Isto é muito positivo. Mas precisamos ampliar o número de indústrias no município, com a atração de mais empresas. Empreendimentos estruturados, de caráter mais amplo, geram empregos e, também, uma renda mais qualificada para os moradores. Noutras palavras, o que estou sugerindo é que precisamos investir no crescimento econômico da cidade, porque isto gera desenvolvimento — e melhora a vida de todos — e fortalece o poder público”, analisa. “Porangatu está crescendo, se firmando, cada vez mais, como um grande polo de desenvolvimento. Mas, com uma orientação mais atenta do setor público, pode crescer ainda mais. Isto é que me move a ser candidato a prefeito do município.”

Objetivo é construir e não destruir

Instado a avaliar a gestão da prefeita Vanuza Valadares (Podemos), Rafael Prado Corrêa optou por não fazer críticas contundentes. “A prefeita está apenas iniciando seu terceiro ano de gestão. Há problemas, como os moradores de Porangatu vêm acompanhando. Mas, como empresário que ajuda a construir a cidade, contribuindo para elevar a renda do município, não estou me colocando como possível candidato a prefeito para descontruir políticos. Sou uma pessoa da construção, não da destruição. Então, ao me colocar à disposição do MDB para disputar a prefeitura, minha ideia não é combater pessoas, tampouco diminui-las, mas sim contribuir para gerar mais crescimento e desenvolvimento para todos.”

Sobre as possíveis alianças, Rafael Prado Corrêa afirma que, como pessoa que aprecia agregar, o assunto vai ser discutido pelo grupo. “Acredito muito na eficiência do trabalho em equipe. Então, no momento adequado, vamos falar de alianças políticas, tendo em vista, sempre, um projeto para alavancar o desenvolvimento de Porangatu para todos, e não apenas para alguns. Política é grupo.”

Inquirido sobre o trabalho social feito pela empresa Bello Charque Alimentos, Rafael Prado Corrêa optou por falar pouco sobre o assunto. “Nós temos um amplo trabalho social, e todos sabem disso na cidade, notadamente as igrejas e aqueles que se interessam pela área. Mas é um trabalho que não tem a ver com política partidária. A direção da empresa avalia que o trabalho social é fundamental e, por isso, ajuda as pessoas mais pobres. Nós pensamos que as empresas precisam ter funções sociais — como gerar empregos e contribuir, em cada cidade, com a melhoria do setor social.”

O vice-governador Daniel Vilela está animadíssimo com filiação de Rafael Prado Corrêa ao MDB. “Anote e me cobre depois: Rafael é um jovem vocacionado para a política e os porangatuenses vão começar 2025 com novo prefeito. Ele é o símbolo da renovação. Eleito, adotará práticas novas, sem vícios.”

Rafael do Charque não é neófito em política

Em 2024 será a primeira vez que Rafael Prado Corrêa disputa um cargo político — majoritário. Mas não se trata de nenhum neófito na área. “Coordenei campanhas políticas de Jânio Darrot (para prefeito de Trindade), de Henrique Arantes (para deputado estadual) e de Igor Franco (para vereador em Goiânia). (E.F.B.)