O jornalista Matheus Ribeiro (PSDB) tem a intenção de lançar o pai, Noron Ribeiro, como pré-candidato a prefeito de Piracanjuba, sua cidade natal. Nas eleições de 2022, quando foi candidato a deputado federal, foi bem votado no município: o tucano recebeu cerca de 40% dos votos dos eleitores piracanjubenses e acredita ter capital político suficiente para eleger seu genitor na cidade.

Na cidade que tem quase 25 mil habitantes e pouco mais de 13 mil eleitores, Claudiney Bode, do União Brasil, é o prefeito. Ele foi eleito em 2020 num pleito acirrado: teve 26,37% dos votos (3.373). Em segundo lugar, Ellen de Lima, que disputou pelo PSB, conquistou apenas 191 votos a menos que o primeiro colocado nas urnas (24,87% dos votos).

Quem apareceu também colado na terceira colocação foi o candidato pelo PRTB, Cláudio Grilo (21,72%). Ele é desafeto político do deputado estadual Amauri Ribeiro (UB) – que, apesar da coincidência de sobrenome, não tem nenhum parentesco com Matheus. Grilo foi agredido pelo parlamentar no início de 2022 e, na época, a cena de um circuito de segurança que flagrou a agressão correu nas redes sociais de todo o Brasil. (E.L.J.)