Marussa Boldrin e Schreiner podem trocar o MDB pelo PL de Wilder Morais?

21 maio 2023 às 00h00

COMPARTILHAR
O MDB definiu que o médico Wellington Carrijo será seu candidato a prefeito de Rio Verde, em 2024. O prefeito Paulo do Vale, do União Brasil, e o vice-governador Daniel Vilela (presidente do MDB) fecharam questão. (Fica a ressalva de que o vice-prefeito Dannillo Pereira, do PSD, também quer disputar a prefeitura com o apoio do gestor municipal.)

Porém, dois políticos do Sudoeste goiano, uma de Rio Verde e um de Mineiros, não aprovam o nome de Wellington Carrijo, contrariando a orientação da direção estadual.
A deputada federal Marussa Boldrin e o ex-deputado federal José Mário Schreiner, ambos do MDB, estão se encontrando, com frequência, com os adversários tanto de Paulo do Vale e Wellington Carrijo quanto do governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, e Daniel Vilela.
Marussa Boldrin e Schreiner — este, o padrinho da primeira — estariam articulando a candidatura do médico Osvaldo Fonseca Júnior, do Patriota (a caminho do PL, de acordo com seus aliados), a prefeito de Rio Verde, em 2024.
Se bancarem Osvaldo Júnior — que trabalhou contra Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, em 2022, ao ficar com a oposição —, Marussa Boldrin e Schreiner estarão deixando a base do governo do Estado? É possível, mas não necessariamente.
Entretanto, nos bastidores da política de Rio Verde, especula-se que o senador Wilder Morais estaria oferecendo o comando do PL em Rio Verde para Marussa Boldrin e para Schreiner em Mineiros.
Presidente estadual do PL, Wilder Morais planeja disputar o governo de Goiás em 2026 e precisa de aliados para compor a chapa majoritária. Então, Schreiner poderia disputar mandato de senador em sua chapa. A chapa poderia ser desenhada assim: Wilder Morais para o governo e Schreiner e Gustavo Gayer para senador.
O fato é que, apesar as conversações, ainda embrionárias, não tem nada definido. Porque está cedo para definições. (E.F.B.)